Qualidade e Segurança do Paciente

Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do HNB

A Política da Qualidade define diretrizes para monitorar e promover a melhoria contínua necessária ao desenvolvimento da Instituição, para isso, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) compromete-se com:

- O cumprimento da legislação aplicável à organização, para seus processos, produtos e serviços;
- A adoção de princípios, para a tomada de decisões nas questões de qualidade, que pautem pela proatividade, rapidez e flexibilidade;
- Gerenciamento dos perigos e riscos relacionados às atividades do processo, com foco na prevenção de problemas e segurança dos pacientes, colaboradores e terceiros;
- Segurança do paciente, promovendo ações contínuas para evitar que a assistência prestada resulte em dano ao paciente;
- A busca permanente do aperfeiçoamento em todas as suas atividades, objetivando a qualidade dos processos, produtos e serviços e promovendo a satisfação de nossos clientes;
- A adoção de fundamentos de excelência que considerem, igualmente, os compromissos de se relacionar com seus públicos e as melhores práticas organizacionais;
- A promoção da qualidade das relações por meio de seu comportamento baseado no diálogo, ética, imparcialidade e transparência.

Nosso Compromisso

A Segurança do Paciente passou a ser estratégica para a Instituição, com um compromisso rigoroso de todas as áreas da liderança na prevenção e eliminação de riscos na assistência.
Acompanhe abaixo algumas das ações mais importantes de prevenção de risco dentro do Hospital:

1.      Núcleo de Segurança do Paciente
Concebido em 2014 no HNB, seguindo as diretrizes da RDC nº 36.
www.anvisa.gov.br

Trata-se de um Comitê multiprofissional, coordenado pela Qualidade e sob a direção da Gerência Médica.

Objetivo:
Instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade no HNB.

Objetivos específicos:
I - Promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da Instituição;
II – Promover ações de envolvimento dos pacientes e familiares nas ações de segurança assistencial;
III - Produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente;
IV - Fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no HNB.

Competências:
I – Promover ações para a gestão de risco no HNB;
II – Desenvolver ações para a integração e a articulação multiprofissional;
III – Promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos propondo ações preventivas e corretivas;
IV – Elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde;
V – Acompanhar as ações vinculadas ao Plano de Segurança do Paciente;
VI – Implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores;
VII – Estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde;
VIII – Desenvolver, implantar e acompanhar programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde;
IX – Analisar e avaliar os dados sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde;
X – Compartilhar e divulgar a direção e aos profissionais do serviço de saúde os resultados da análise e avaliação dos dados sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde;
XI – Notificar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde;
XII – Manter sob sua guarda e disponibilizar a autoridade sanitária, quando requisitado, as notificações de eventos adversos;
XIII – Acompanhar os alertas sanitários e outras comunicações de risco divulgadas pelas autoridades sanitárias.

2.     Comitê da Qualidade

O Comitê de Qualidade do Hospital Nipo-Brasileiro, foi criado em 2012 para realizar ações relacionadas à auditoria interna e apoio aos diversos setores do HNB.

Objetivo:
I – Estimular o desenvolvimento dos colaboradores através das ações promovidas pela Gestão da Qualidade;
II – Participar das auditorias internas e auditorias clínicas em diversos setores do Hospital a fim de detectar não conformidades apresentadas de acordo com os critérios da Organização Nacional de Acreditação e metodologia validada pela qualidade, proporcionando com isso uma uniformização e organização na Instituição;
III – Emitir relatórios de não conformidades a fim de serem monitorados e acompanhados.

Selos, Certificações e Programas de Qualidade

Diversos são os programas que o HNB faz parte, conheça os mais importantes:

1. Acreditação

www.ona.org.br

A busca pela Acreditação no HNB começou em meados de 2003, quando a Direção do HNB decidiu aprimorar as práticas assistenciais e trabalhar com maior foco na segurança do paciente. Em 2013 alcançamos a tão almejada certificação Nível 3 – Certificação em Excelência.

Resultados alcançados

Os resultados são muitos, porém destacamos a Política de Segurança do Paciente com implantação de protocolos de extrema importância:

- Política de Identificação Segura;
- Protocolos de Sepse Adulto, Pediátrico e Neonatal;
- Protocolo de Pneumonia Comunitária Adulto e Pediátrico;
- Protocolo de Dor Torácica seguido de IAM com supra e sem supra;
- Protocolos de Prevenção de Infecção aperfeiçoados e de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente;
- Protocolos de Prevenção e Tratamento de Flebite, Queda, Úlcera, Lesão de pele e Broncoaspiração;
- Sistema de Notificações de Eventos Sentinela, Adversos, Quase erro e Não conformidades.

Impacto da Acreditação na qualidade do atendimento

Atualmente temos indicadores assistenciais com melhores resultados, transmitindo assim mais segurança aos nossos clientes, parceiros e colaboradores.
A qualidade percebida pelos clientes também se reflete pelo nosso sistema de atendimento ao cliente que tabula os resultados positivos e negativos mensalmente.
Asseguramos que melhorias são trabalhadas constantemente por todos os processos.

2. Anahp

www.anahp.com.br

O HNB faz parte do grupo seleto de hospitais membros da Associação Nacional de Hospitais Privados - Anahp.
A Anahp é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. Criada em 11 de maio de 2001, surgiu para defender os interesses e necessidades do setor e expandir as melhorias alcançadas pelas instituições privadas para além das fronteiras da Saúde Suplementar.

3. Selo SINASC

www.prefeitura.sp.gov.br

Selo SINASC premia e certifica a qualidade das informações sobre os nascidos vivos na cidade de São Paulo. É através da qualidade e fidedignidade desses dados, que a prefeitura planeja suas políticas públicas, bem como as ações e serviços direcionados à saúde da mulher e da criança.
O HNB foi premiado com o selo categoria “ouro” no último ano.

4. Parto Adequado

www.ans.gov.br

Iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, a ser implementado em hospitais privados e públicos, na forma de projeto-piloto, para testar estratégias visando à melhoria da atenção ao parto.
Este programa tem como objetivo mudar o modelo de atenção ao parto, promovendo o parto normal, qualificando os serviços de assistência no pré-parto, parto e pós-parto e favorecendo a redução de cesáreas desnecessárias e de possíveis eventos adversos decorrentes de um parto não adequado. Com isso busca-se reduzir riscos desnecessários e melhorar a segurança do paciente e a experiência do cuidado para mães e bebês.
Nossa Instituição faz parte deste grande movimento e tem obtido resultados extremamente positivos dentro da proposta apresentada.

5. Programa Brasileiro de Segurança do Paciente

www.segurancadopaciente.com

Com a meta de “Salvar 50.000 vidas e evitar 150.000 danos aos pacientes”, o Programa Brasileiro de Segurança do Paciente reproduz, no país, as conquistas já obtidas em outros programas internacionais, mas com um grande diferencial tornar-se a única plataforma de banco de dados nacional (Núcleo Epidemiológico Integrado) sobre informações estruturadas de qualidade e segurança do paciente.
O objetivo central do Programa é promover uma rede de informações e comunicação entre os Hospitais Multiplicadores e integrantes que poderão trocar experiências, as melhores práticas disseminadas, protocolos baseados nas boas práticas relacionados à qualidade e segurança do paciente, promover a capacitação da equipe multidisciplinar responsável pela assistência prestada, fornecer instrumentos teóricos e práticos para a sua implantação.
O HNB participa desta iniciativa desde 2012 e faz parte do grupo de Hospitais Multiplicadores, que tem como principal objetivo apoiar outras instituições que desejam ingressar no projeto.

6. EPIMED

www.epimedsolutions.com

Empresa líder no mercado de gestão de informações clínicas, especializada no desenvolvimento de sistemas e tem como objetivo melhorar a qualidade e a eficiência do atendimento hospitalar.
Fundada em 2007 por médicos intensivistas com ampla experiência em estudos de risco e prognóstico.
Estão presentes em mais de 400 hospitais em todo Brasil, com 800 UTI’s e 11.000 leitos monitorados, totalizando mais de 1.000.000 de pacientes, sendo a maior base de dados clínicos e epidemiológicos da América Latina.

Objetivos:
- Contribuição e melhoria da qualidade do atendimento a pacientes;
- Trazer soluções inovadoras, confiáveis e ajustadas às necessidades e aos conhecimentos vigentes;
- Preocupação com o desenvolvimento e qualificação profissional permanente.

Nossa instituição filiou-se a EPIMED em novembro de 2013 e desde então trabalhamos com os dados epidemiológicos fornecidos pela mesma, analisando e realizando intervenções, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada aos nossos clientes.

7. Instituto Latino Americano da Sepsis – ILA´S



www.ilas.org.br

Inaugurado em julho de 2004, sob a coordenação do Dr. Eliezer Silva.  É uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo:

Melhorar a qualidade assistencial dos pacientes sépticos, reduzindo a sua incidência e letalidade;
- Gerar conhecimento na área da sepse;
- Divulgar esses conhecimentos às comunidades leiga e científica.

O ILAS possui três grandes áreas de atuação: programa educacional, geração de conhecimentos e difusão de conhecimentos.
A nossa instituição filiou-se ao ILAS em 2011 e desde então estamos trabalhando no combate a esta doença seguindo as diretrizes preconizadas.  Conseguimos reduzir consideravelmente a nossa taxa de mortalidade. Realizamos reuniões bimestralmente para discutir os casos de pacientes que tiveram sepse e houve falhas na adesão ao protocolo e anualmente, no mês de setembro, a Campanha Prevenção de Sepse envolvendo pacientes, familiares, usuários e colaboradores.

8. Certificado Melhores Práticas de Engajamento em Serviços de Saúde 2016 – Korn Ferry

O Hospital Nipo-Brasileiro recebeu o Certificado de Melhores Práticas de Engajamento em Serviços de Saúde 2016, com Destaque em Segurança e Foco no Cliente, por apresentar as Melhores Práticas do Setor Hospitalar, baseada na pesquisa de engajamento do setor feita pela Korn Ferry Hay Group em parceria com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).