Sipat 2015 evidencia importância da proteção no trabalho com entretenimento

Postado em: 12/06/2015

Diversão, inovação e orientação, são palavras que definem a XXV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB). Realizada, do dia 8 a 12 de junho, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), esta edição teve como tema “Astros em Prevenção – Aqui, quem brilha é você! ”, abordando a importância da proteção e dos cuidados com a saúde no ambiente de trabalho, com atividades diferenciadas e lúdicas, como show de paródias de famosos programas da televisão.

“Os conceitos foram trabalhados de maneira diferenciada, com brincadeiras educativas, pois essa essência instiga o maior envolvimento dos colaboradores”, explicou o Técnico de Segurança do Trabalho, Raphael Moreno Miranda.

Para o Superintendente Geral do HNB, Dr. Walter Amauchi, o evento busca cumprir com o dever em atender as questões relacionadas à segurança no trabalho. “Organizado sempre com muito empenho e criatividade, a Sipat reforça a cada ano o comprometimento de todos os colaboradores”, observou.

Segundo a legislação trabalhista a Sipat deve ser realizada, anualmente, nas empresas e deve ser organizada, pela Cipa, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). “Falar de prevenção é fácil, o difícil é colocar em prática. E este importante evento não acontece apenas pela obrigatoriedade, mas porque os colaboradores participam ativamente”, ressaltou o Superintendente Clínico e Coordenador do SESMT, Dr. Sergio Okamoto.

PROGRAMAÇÃO

O cronograma da XXV Sipat do HNB contou com as seguintes paródias: “Saúde e Segurança, Sabe ou Não sabe”; “Show da Segurança” e “Escolinha do Prof. Prevenindo Raimundo”. Além da peça teatral “É Tudo Imprevisto!”; Bingo da Segurança; sorteio de brindes e o espaço destinado para a solidariedade, no qual ocorreu arrecadação de objetos diversos para contribuição com o bazar do Projeto de Integração Pró Autista (Pipa).

NÚMEROS

Vale destacar que a cada ano o número de acidentes de trabalho diminui, significativamente, no HNB. Em números absolutos, foram contabilizados 77 em 2012, 73 em 2013 e 68 em 2014.

PROGRAMA 5S’s

Durante a XXV Sipat foi apresentado aos colaboradores do HNB o Programa de Qualidade “5S’s”. Surgido no Japão, tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar a empresa para a qualidade total, através da disciplina e organização no local de trabalho, o que permite maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários.

O programa é assim chamado devido a primeira letra de cada uma das 5 palavras japonesas, no Brasil, cada palavra representa um conceito: Seiri (Senso de Utilização); Seiton (Senso de Organização); Seisõ (Senso de Limpeza); Seiketsu (Senso de Saúde) e Shitsuke (Senso de Disciplina).

Maior produtividade; redução da perda de tempo; melhoria da qualidade dos serviços; maior satisfação com o trabalho; menos acidentes de trabalho, além de um ambiente limpo e organizado, são as vantagens de se aderir ao programa.


Compartilhe: