Simpósio de Segurança do Paciente do HNB recebe profissionais da saúde

Postado em: 11/11/2015

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), milhares de pacientes sofrem danos ou morrem devido à falta de segurança em procedimentos médicos e hospitalares. Com o intuito de trazer uma reflexão aos profissionais que atuam no segmento da saúde, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) realizou, nos dias 09, 10 e 11 de novembro o IV Simpósio de Segurança do Paciente.

“Sabemos que nos processos de trabalho executados por pessoas, podem ocorrer falhas, que podem se propagar, atingindo os pacientes e causando eventos adversos. Todos os dias podemos rever nossos processos, estudar e reforçar as barreiras de defesa. Desta forma, falhas latentes, que estão presentes nos locais de trabalho e que tornam o sistema hospitalar frágil e suscetível a erros, podem ser minimizadas”, ressaltou a Coordenadora da Qualidade, Tatiana Lima Romão.

O EVENTO

1ª MANHÃ

Iniciando a primeira manhã do IV Simpósio de Segurança do Paciente o Superintendente Geral, Dr. Walter Amauchi, agradeceu a Comissão Organizadora e a presença de todos. “Eventos como este demonstra o investimento sistemático do Hospital na atualização e treinamento de nossas equipes profissionais, com o objetivo de fazer frente aos contínuos desafios exigidos na rotina de atendimento e segurança dos pacientes.”

Na sequência, o cirurgião pediátrico e Superintendente do Hospital Regional de Pedreira, Dr. Fábio Peterlini, ministrou a palestra “Envolvendo o Paciente na Segurança da Assistência Prestada”, tema principal do evento deste ano. “Envolvê-los garante resultados benéficos. Precisamos de mais comprometimento sempre e fazer ele questionar, pois a qualidade assistencial depende dessa interação mútua, incluindo os familiares também”, destacou.

Em seguida o Gestor da UTI e Emergência do Igesp, Diretor de Transporte Aeromédico e Comandante no Global Aviation, Dr. Roberto Christiano Gaspar de Oliveira, falou sobre “Gerenciamento de Riscos na Aviação” e o Diretor da Unidade Estratégica de Negócios para Saúde e Marketing na E-Val Tecnologia, Luis Gustavo Kia Take, explicou sobre “Certificação Digital em Prontuário Eletrônico”.

2ª MANHÃ

No segundo dia de evento o Superintendente Clínico, Dr. Sergio Okamoto, destacou a importância dos temas já abordados e concedeu a palavra ao Ex-Diretor Médico do Hospital Santa Paula e Mestre em Economia e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Raphael Einsfeld, que explanou sobre “Redução de Custo e Melhoria da Qualidade em Instituições Hospitalares”.

E a Engenheira de Alimentos e Gerente do Escritório Lean do Instituto de Oncologia do Vale (IOV), Stela Maris Antunes Coelho, encerrou a segunda manhã, abordando o tema “Sistema Lean aplicado na Saúde”.

3ª MANHÃ

“Comprometimento é a palavra chave para a segurança do paciente. Devemos refletir sobre o que fazemos todo dia e como fazemos. Olhar o paciente é se comprometer em promover a segurança”, com essas palavras o Superintendente Técnico, Dr. Douglas Arashiro, abriu a última manhã do evento.

Em seguida a Fisioterapeuta, Consultora em Gestão e Avaliadora das Metodologias: JCI e ONA, Ana Luiza Demarchi Geloneze, falou sobre a “Importância da Equipe Transdisciplinar no Cuidado da Assistência Prestada”, ressaltando a importância da comunicação para se obter um desfecho satisfatório em todos os casos.

Posteriormente, abordando o tema “Segurança Jurídica. O que o profissional de Saúde e paciente devem saber?”, o ginecologista e obstetra do HNB, advogado e consultor, Dr. Marcelo Hoshino, apresentou casos verídicos indenizatórios de situações ocorridas dentro do ambiente hospitalar para conscientizar os profissionais que todo risco deve ser previsto para ser evitado.

Finalizando o IV Simpósio, o Gerente Médico e ginecologista e obstetra do Hospital Nipo-Brasileiro, Dr. Rodrigo Borsari, explanou sobre o “Núcleo de Segurança do Paciente – RDC nº 36 – Experiência do HNB”, ressaltando a importância desta iniciativa, que tem como objetivo principal instituir ações para a promoção da segurança na Instituição.

PÚBLICO

Vale destacar que nos três dias de evento recebemos um total de 460 pessoas, incluindo público interno e externo.


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