Serviço de Cirurgia do Joelho do HNB inicia seleção para Programa de Treinamento

Postado em: 02/01/2017

Por Erika Yamauti
Asteya Comunicação e Eventos

Colaboração: Raissa Lira

O Grupo de Cirurgia do Joelho do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) é especializado no tratamento de doenças e lesões traumáticas do joelho, oferecendo atendimento personalizado em todas as patologias desta articulação. Localizado na Unidade de Ortopedia do HNB, concentra todos os serviços complementares (Raio-X, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia, Exames Laboratoriais, etc.) no mesmo complexo, o que seguramente é prático e economiza tempo para o paciente.

A equipe é chefiada pelo Dr. Jorge Liozi Yamashita, formado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Ortopedia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), no Campus Ribeirão Preto, estagiou no Tokyo Teishin Hospital, no Japão em 1989. É membro ativo da Sociedade Latino Americana de Ortopedia, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Artroscopia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.

“O Grupo de Joelho é uma equipe de especialistas nesta articulação, que tem como objetivo o tratamento, o estudo e o ensino da cirurgia do joelho, atuando no atendimento aos pacientes e realizando cirurgias no Hospital Nipo-Brasileiro, além de promover pesquisas relacionadas às tecnologias e às novas técnicas de tratamento para essas lesões, buscando aprimoramento e atualização contínua”, resume o Dr. Leonardo Addêo Ramos, responsável pelo “Programa de Especialização em Cirurgia do Joelho do Hospital Nipo-Brasileiro”.

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o Dr. Leonardo continuou sua formação em Ortopedia e Traumatologia no Pavilhão Fernandinho Simonsen da Santa Casa de São Paulo, tornando-se Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Realizou sua pós-graduação em Medicina e Traumatologia do Esporte pela UNIFESP- Escola Paulista de Medicina, onde alcançou o Doutorado em 2009. Atualmente é médico assistente do Centro de Traumatologia do Esporte da UNIFESP.

Programa de Especialização

O “Programa de Especialização em Cirurgia do Joelho do Hospital Nipo-Brasileiro”, iniciado em 2009, busca incentivar o aprendizado cirúrgico prático e promover o conhecimento acadêmico e científico.

“Os membros do Grupo de Cirurgia do Joelho já atuavam em outros serviços de ensino, e surgiu a vontade de alguns alunos continuarem seus estudos acompanhando o nosso trabalho aqui no Nipo. O número de interessados foi gradualmente crescendo e assim surgiu a necessidade de oficializarmos o serviço, que hoje é credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho”, destaca o Dr. Leonardo.

“Como médico credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, podemos treinar médicos ortopedistas nesta especialidade e credenciá-los, após um ano, a prestar a prova e obter o título de especialista. Os residentes do grupo de trauma do esporte da UNIFESP, onde atuo como assistente da Grupo de Joelho e orientador da pós-graduação da disciplina de Medicina do Esporte, também me acompanham no HNB desde 2009”, complementa o coordenador.

Seleção para 2017

O processo de seleção dos dois médicos será coordenado pelo Centro de Estudos do Hospital Nipo-Brasileiro, com realização prevista para o mês de janeiro. O participante da seleção deverá observar as normas do edital e os requisitos básicos do Hospital, além das regras específicas do Serviço de Cirurgia do Joelho.  

Serão convocados médicos ortopedistas aprovados no Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O estágio terá tempo mínimo de um ano, com início em fevereiro, e será obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) antes do início do programa, além da realização de pelo menos um trabalho cientifico para a conclusão do treinamento. Mais informações na página do Grupo de Cirurgia do Joelho.


Compartilhe: