Seminário Internacional de Segurança teve participação do HNB

Postado em: 08/08/2015

A Acreditação é uma metodologia de avaliação externa, usada internacionalmente nas áreas de Saúde e Educação. Desde 1995, o Ministério da Saúde se preocupa com a instituição da Acreditação no Brasil, mas o início desse processo começou em 1999, com o surgimento da ONA - Organização Nacional de Acreditação.

Em agosto, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) participou do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, realizado pela ONA nos dias 07 e 08 de agosto, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, com palestras sobre segurança, gerenciamento de crises, desafios de comunicação e processo de cuidado com o paciente.

O evento tem o objetivo de inspirar as organizações prestadoras de serviços de saúde a melhorar suas práticas assistenciais e de gestão, além de incentivar o ingresso de novos prestadores no Sistema Brasileiro de Acreditação. O Seminário reuniu cerca de mil profissionais, tendo como público-alvo os diretores e gestores de instituições de saúde e qualidade.

A dra. Marian Carolina Moreno, superintendente da ONA, explicou que existem mais de 6 mil hospitais no Brasil, e até agora, apenas 800 Núcleos de Segurança do Paciente foram registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Apenas 4% dos hospitais do país estão acreditados. “Os primeiros resultados estão aparecendo, mas é necessário buscar a melhoria da segurança do paciente”, aponta.

A palestra do dr. Paulo Souza abordou os sucessos e as dificuldades da implantação das Metas Internacionais de Segurança do Paciente em Portugal. “Sabemos que o processo não é fácil, mas é essencial. Sempre que falamos de Segurança do Paciente, estamos a falar de pessoas, que cuidam e que acolhem”, resumiu o palestrante.


Compartilhe: