Semana de Enfermagem do HNB homenageia profissionais da área

Postado em: 14/05/2014

Realizada nos dias 12, 13 e 14 de maio, a Semana de Enfermagem do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), desse ano, homenageou os profissionais da área, pela responsabilidade, prontidão e trabalho em benefício de cuidado aos pacientes, abordando o tema “A Enfermagem como Protagonista do Cuidar”.

“Homenageamos os profissionais que vinte e quatro horas por dia escolheram cuidar da vida, ou seja, cuidar dos pacientes. Esta homenagem foi para que eles fossem lembrados, dada a importância do trabalho que desenvolvem”, ressaltou a Superintendente de Enfermagem, Gilmara Nogueira.

Para a gestora do setor de Treinamento & Desenvolvimento, Enfª. Olívia Fernandes, a importância do tema também se deve a necessidade dos enfermeiros estarem cientes de suas responsabilidades, como papel principal diante do processo do cuidar. “É um momento que os colaboradores podem refletir um pouco sobre suas práticas e terem um pouco de descontração”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO

Este ano a comemoração da Semana de Enfermagem, reuniu profissionais respeitados em suas áreas de atuação para ministrar palestras. “Queremos que os enfermeiros reflitam sobre suas técnicas, responsabilidades e a importância da capacitação científica para o aprimoramento de nossas práticas”, explicou a Superintendente de Enfermagem, Gilmara Nogueira.

Os colaboradores foram prestigiados, no primeiro dia, com a presença ilustre da Enfª Lore Marx, que presta assessoria e consultoria em saúde em vários lugares e eventos da área de enfermagem. E no encerramento foram surpreendidos com a palestra descontraída da Enfª e deputada estadual pelo PCdoB, Sarah Munhoz.

A gestora do setor de Treinamento & Desenvolvimento, Enfª Olívia Fernandes, também palestrou relatando o breve histórico da enfermagem do HNB. Já a coordenadora de enfermagem das Unidades de Tratamentos Intensivos (UTIs) e Unidade Coronariana (UCO) do HNB, Silvana Crisci, explanou sobre a “Capacitação a distância de Enfermeiros de Terapia Intensiva”.

Complementando o evento, as fonoaudiólogas Patrícia Nagato e Elisangela Figueiredo, falaram sobre “Comunicação Eficaz”, incluindo dinâmicas em grupo.

AGRADECIMENTO

O maior contingente de profissionais do Hospital Nipo-Brasileiro é o de enfermagem, sendo aproximadamente 60%. Por isso, celebramos esta importante data, pois o comprometimento e dedicação de cada profissional ao paciente e à Instituição é extremamente importante para a vida e o desenvolvimento de nossas ações.

ENTENDA A COMEMORAÇÃO

A semana de enfermagem é comemorada mundialmente de 12 a 20 de maio, fazendo uma alusão ao nascimento da Enfª Florence Nightingale no dia 12 de maio e o falecimento de Ana Neri enfermeira brasileira de guerra no dia 20 de maio. No Brasil, em 1940 iniciou-se a comemoração, mas foi só em 1960, mais propriamente no dia 12 de maio, que o presidente Juscelino Kubitschek, instituiu legalmente em todo o território nacional a semana de enfermagem de 12 a 20 de maio, ficando assim decidido que 12 de maio é o dia do enfermeiro, 18 de maio o dia do técnico de enfermagem e 20 de maio o dia do auxiliar de enfermagem.


Compartilhe: