Projeto Pipa insere autistas no mercado de trabalho

Postado em: 07/11/2015

A inserção de autistas na sociedade ainda é uma barreira, porém o Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa), evidenciou na sua 11ª apresentação artística e esportiva das crianças e adolescentes, que com dedicação e união é possível reverter este cenário. O destaque da ocasião ficou por conta da formatura de graduação de dois alunos e a inclusão profissional dos mesmos no Hospital Nipo-Brasileiro (HNB).

Realizado no dia 07 de novembro (sábado), na sede da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), localizada na Liberdade, o evento promoveu a entrega dos certificados aos alunos: Edson Hiroshi Saiki e Kent Yano. Ambos realizarão serviços em oficinas de trabalho no HNB.

Para o Diretor-Presidente da Enkyo, Yoshiharu Kikuchi, o projeto é um orgulho para a Instituição. “Sinto-me honrado em abrir um novo horizonte aos autistas”. Já o Diretor-Presidente do Pipa, Kenji Inoue, destacou: “desde o início o nosso intuito era preparar o futuro das crianças e conseguimos com sucesso, eles estão inseridos na sociedade e com habilidades profissionais. “

Em depoimentos emocionantes, os pais dos jovens relataram o processo de evolução de cada um e agradeceram ao projeto. “Foi muito difícil começar e identificar um tratamento eficaz. O Pipa proporcionou a integração do meu filho em todos os âmbitos, não tenho palavras para agradecer”, disse o pai do aluno Kent, o Dr. Takayuki Yano.

“Ver o meu filho superar todos os medos e adquirir habilidades que muitos não possuem é muito gratificante. Agradeço a todos que participaram desse crescimento”, relatou a mãe do jovem Hiroshi, Euza Saiki.

PARCERIA

Outro destaque da apresentação foi a divulgação da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), que resultou no reconhecimento do Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa) como instituição de saúde.

“Isso vai permitir que mais crianças e jovens sejam assistidos”, explicou o gerente do projeto, o psicólogo, Ricardo Wazima, que completou: “atualmente 24 alunos são assistidos. “

A Técnica da Secretaria de saúde, Miriam Seles, comemorou a parceria. “É visível o impacto positivo que o Pipa vem trazendo na qualidade de vida dos assistidos por esse projeto. ‘’

APRESENTAÇÃO

A 11ª apresentação foi uma homenagem a Turma do Chaves, tradicional programa infantil que faz parte da infância de várias gerações em vários países, principalmente, no Brasil. Caracterizadas dos personagens, as crianças e os jovens do Pipa comoveram o público com excelentes apresentações artísticas e esportivas.

“O objetivo é permitir que a criança autista seja simplesmente criança, não que sejam perfeitos, mas que se desenvolvam e se divirtam”, ressaltou o gerente, Ricardo Wazima.

Vale destacar que este ano os pais e mães também se apresentaram, com o apoio da professora de música, Rosangela Medeiros, também educadora dos alunos.

Também durante o evento a psicóloga e especialista em inclusão de autistas no mercado de trabalho, Natsuyo Ikeda, fez uma breve descrição da importância do tratamento com atividades sociais e práticas para o desenvolvimento e socialização dos alunos.

Além disso, o educador físico, Cristian Eduardo, relatou os seus sete anos de experiência profissional no projeto. “Já trabalhava com autista antes e não sabia que era possível existir uma terapia dessa forma. É um novo olhar, uma nova oportunidade de avançar, de superar e recomeçar. “

PRESENÇA DE AUTORIDADES

Representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão - Hiroaki Endo
“Desde 2010 a Jica apoia o Pipa, por isso, fico muito feliz, que o projeto tenha sido reconhecido como uma instituição de saúde. Isso graças ao trabalho de todos. Apresento meu agradecimento aos professores, pais, enfim todos que realizam este excelente trabalho. “

Vice-cônsul do Japão em São Paulo - Takeshi Aihara
“Sem dúvidas é um projeto moderno que atrai a atenção da sociedade. Agradeço ao convite e desejo a todos os pais, colaboradores e apoiadores, que sejam recompensadas com uma belíssima apresentação. “

Estiveram presente também o Presidente e CEO da Mitsui & CO. Brasil, Shinji Tsuchiya, e Coordenadora do NGO-Jica Japan Desk, Asako Hama.


Compartilhe: