Programa Enfermeiro Junior desenvolve profissionais no HNB

Postado em: 10/02/2016

Uma oportunidade para compartilhar conhecimentos fundamentais à área da saúde e promover o desenvolvimento e a capacitação profissional dos colaboradores do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), define o Programa Enfermeiro Junior. A iniciativa surgiu em 2010, criando oportunidades para o avanço dos profissionais recém-formados dentro da Instituição.

“O HNB possui um quadro de profissionais altamente qualificados e experientes. Há muitos recém-formados com grande potencial para o desenvolvimento. Também buscamos elevar o comprometimento dos colaboradores, através do vínculo estabelecido com a Instituição que o recebeu e proporcionou oportunidade de aperfeiçoamento; e converter 50% das vagas destinadas a Enfermeiro Júnior para promoção interna, proporcionando clima organizacional satisfatório entre funcionários da Enfermagem, por promover perspectiva de plano de carreira”, explicou a Enfermeira Educacional do Setor de Treinamento e Desenvolvimento, Patrícia Danielle dos Santos Mosca.

Ciclo de desenvolvimento profissional

O ciclo completo do Programa Enfermeiro Júnior dura um período de dois anos, iniciado já no processo seletivo, que envolve diferentes etapas: prova (corte mínimo de 70% de aproveitamento), análise curricular, entrevista e dinâmica. Em todas as fases, o candidato deve obter aproveitamento igual ou superior a 70%, sendo que os coordenadores dos setores envolvidos participam diretamente da fase de dinâmicas.

Ao iniciar no Programa, os profissionais selecionados passam por avaliação periódica com seu gestor imediato, tutor e coordenador, ao final do período de 45, 90 e 180 dias, acompanhados pelo setor de Treinamento & Desenvolvimento. Após o terceiro mês de sua admissão, o profissional deve escolher a comissão na qual participará como membro atuante.

A partir dessa escolha, o processo de aprimoramento avança. Entre o período de 6 a 10 meses como Enfermeiro Junior I, cada um deve apresentar um trabalho, exposto através de banner e apresentação em PowerPoint, sobre um tema de vivência prática em seu setor de atuação.

Ao final do período de 12 meses, o Enfermeiro Junior I passa automaticamente para o status de Enfermeiro Junior II (quando é aprovado em todas as avaliações e atividades). No segundo ano do programa, os mesmos devem escolher sua área de especialização e comprovar início de sua pós-graduação. Nessa fase, as avaliações de desempenho são realizadas trimestralmente e os critérios para promoção de Enfermeiro Junior II para Enfermeiro Pleno são: um ano de atuação como Enfermeiro Junior II, aprovação nas avaliações e atividades conforme regimento, e avaliação por escrito atingindo um aproveitamento mínimo de 70%.

“Investir em profissionais, que após processo seletivo minucioso, demonstram conhecimento, habilidades e muita atitude, faz com que nunca desistamos de buscar melhoria contínua em nossas práticas assistenciais. Vê-los progredirem e poder capacita-los dia a dia, embora seja um grande desafio, é recompensador”, finalizou a idealizadora do projeto e Superintendente de Enfermagem, Enfa. Gilmara Nogueira.

Números do Programa de Desenvolvimento Enfermeiro Junior

Início: 2010
Total de Enfermeiros que já passaram pelo Programa: 44
Total de Enfermeiros ativos: 37


Compartilhe: