Parto normal no HNB alcança índice de 40%

Postado em: 29/09/2016

Ativo há mais de um ano no Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), o Projeto Parto Adequado já atingiu resultados significativos na Instituição. Segundo o Gerente Médico, Dr. Rodrigo Borsari, o número de partos normais subiu de 15% para 40% em menos de um ano. Em outubro e novembro do ano passado já havia chegado a 46%, porém, a meta estipulada de 50% ainda não foi alcançada.

Estamos mantendo 40% e com dificuldade de aumentar essa taxa. Há uma resistência muito grande da população em aceitar e aguardar o parto vaginal. Além disso, muitos médicos externos do Hospital, que realizam o pré-natal dessas parturientes, ainda não estimulam o parto vaginal e contrariamente, criam justificativas para evitá-lo”, esclareceu o Dr. Borsari.

Além das inovações já implantadas pelo programa, como a melhoria do Partograma; Curso de Gestantes; Termo de Consentimento; Programa Parto Participativo e realização de pesquisa de satisfação mais ativa, os próximos passos da iniciativa no HNB é aumentar ainda mais a conscientização das mulheres em relação aos tipos de partos, seus riscos e benefícios; aprimoramento de remuneração hospitalar e do profissional médico que suporte o modelo e beneficie à espera do parto normal e sua assistência segura. Um dos planos é a parceria com operadoras de planos de saúde incluindo suas clientes gestantes no Curso para Gestantes do HNB.

Vale destacar que a partir dos bons resultados alcançados pelo Projeto Parto Adequado, o Hospital Nipo-Brasileiro em parceria com a seguradora SulAmérica, deu início ao projeto piloto de novo modelo de remuneração atrelado a qualidade do atendimento e performance, que tem como objetivo diminuir a quantidade de cesarianas sem justificativa médica que tem sido relacionada a riscos frequentemente enfrentados pelas gestantes e seus bebês, antes durante e após o parto. “Esse projeto é um modelo nacional junto a Agência Nacional de Saúde (ANS) ”, reforçou o Gerente Médico do HNB.

(Foto: Raisssa Lira)

Dr. Rodrigo Borsari é Gerente Médico do HNB, Médico Ginecologista e Obstetra formado em 2000 pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado de Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP e MBA em Gestão de Saúde pelo INSPER.


Compartilhe: