O que é Herpes Simples?

Postado em: 17/05/2014

Doença muito contagiosa, a transmissão da Herpes ocorre através do contato direto das lesões com a pele ou mucosa de uma pessoa não infectada (Foto: Divulgação)

O que é?
É uma doença infecciosa e muito contagiosa, às vezes muito recorrente, causada pelo vírus herpes (HSV 1 e 2). Estes vírus ocasionam o aparecimento de pequenas bolhas agrupadas geralmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer parte do corpo.

Como se adquire?
A transmissão deste vírus se faz por contato direto das lesões (bolhas) com a pele ou mucosa (lábios, boca, vagina, pênis, etc.) de uma pessoa não infectada. O vírus pode permanecer latente no organismo (isto é, sem atividade destrutiva) e provocar recidivas de tempos em tempos.

O que se sente?
Antes do aparecimento de pequenas bolhas cheias de um liquido transparente ou amarelado, o paciente sente um leve ardor, coceira, agulhada ou formigamento neste local. As bolhas se rompem formando uma crosta (“casquinha”) e estas caem ao se formar uma nova pele ou mucosa.
No caso do herpes genital, pode ocorrer febre e ardor ao urinar. A primeira infecção herpética na criança causa lesões dolorosas na boca, as vezes confundida com aftas, mas, na verdade é a estomatite herpética.

Como se diagnostica?
Na maioria dos casos o diagnóstico é pelo exame clinico.

Como se trata?
Existem medicamentos antivírus da herpes que diminuem o período de evolução da doença e as recidivas.

Como se previne?

  • Lave sempre as mãos e evite tocar as lesões;
  • Alguns fatores favorecem a recidiva como traumas, estresse, exposição a agentes físicos (luz solar, vento, frio, calor) e exposição a agentes químicos (alimentos ácidos, produtos químicos). Procure controlar ou utilizar medidas de proteção local (protetor de lábio, cremes, roupas de manga longa, bonés, etc.);
  • Herpes pode ser uma doença sexualmente transmissível. O uso do preservativo ajuda a diminuir o risco de contagio.

 


* Colaborou Dra. Marilia Jukemura, médica infectologista do HNB.


Compartilhe: