Nutricionista relata experiência de intercâmbio no Japão

Postado em: 13/11/2014

“Vivenciar a cultura do Japão é uma experiência rica em agregar novos conhecimentos e competência técnica que se traduzem em importantes diferenciais no campo da especialização”. A afirmação é da Gestora da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), Erica Uchida Watanabe, que participou do programa de intercâmbio de 20 de junho a 03 de agosto deste ano.

A convite do Diretor Vice Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) e vice presidente da Comissão de Administração do HNB, Sr. Tadao Yamashita, a nutricionista foi selecionada pelo programa de bolsa de estudos, que a Instituição mantém em parceria com a Japan International Cooperation Agency (Jica) e pode estagiar na área de Gerenciamento Nutricional, na Universidade Rakuno Gakuen, localizada na quinta maior cidade do Japão, Sapporo, capital da província de Hokkaido, e fica a 1129 km de Tóquio capital do país.

“Além de muito aprendizado na área técnica destaco a importância da troca de experiência com alunos, professores e profissionais da área de nutrição. Apesar do Brasil ser considerado um país subdesenvolvido, pude mostrar que dentro de nossas possibilidades, podemos nos dedicar e fazer um excelente trabalho”, relatou Erica.

Ela completou ressaltando que destaca como maior ensinamento a cultura do povo japonês. “O respeito entre as pessoas, a educação, a honestidade, o comprometimento e a ética, é uma sensação contagiante. Pude sentir o quanto é maravilhoso conviver neste ambiente”, finalizou afirmando que indica a todos os profissionais do Nipo. “É uma experiência única”, enfatizou.

APRENDIZADO

No período em que esteve no Japão, a nutricionista participou de vários seminários de diferentes temas entorno da culinária japonesa, ministrados pela Profa. Dra. Ishii Satomi; de algumas aulas do curso de nutrição da Universidade Rakuno Gakuen, inclusive das aulas práticas junto com os alunos; assistiu a palestra da Dra. Sato Wako sobre nutrição e saúde; visitou o setor de nutrição do Hospital de Sapporo Tokushuukai, onde pode conhecer o sistema Cook Chill – um dos sistemas mais modernos na área de cozinha industrial.

Além disso, viajou para Nara e Kyoto, a segunda cidade é atualmente a mais visitada do mundo. “A viagem fazia parte do estágio, pois toda história da alimentação japonesa teve início em Kyoto, pude experimentar o verdadeiro sabor da comida oriental, conhecer os templos e a história da cultura japonesa”, contou. 

Ainda ministrou palestras aos alunos do curso de nutrição da universidade, e explanou sobre o Brasil, a cidade de São Paulo, o trabalho da Beneficência Nipo-Brasileira na comunidade japonesa e brasileira, sobre o Hospital Nipo-Brasileiro e as atividades do setor de nutrição da Instituição.


Compartilhe: