Nutricionista do Japão ministrou seminários gratuitos no HNB e Enkyo

Postado em: 14/11/2015

O intercâmbio de ideias e de experiências proporciona conhecimentos de hábitos diferentes, abrindo uma nova perspectiva profissional. Com esse intuito e com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), a Professora Doutora Nutricionista, Satomi Ishii, do Japão, veio ao Brasil, em novembro, para ministrar dois importantes seminários gratuitos, no Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) e na Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo).

“Vivenciar a cultura do Japão é uma experiência rica em agregar novos conhecimentos e competência técnica que se traduzem em importantes diferenciais no campo da especialização”, ressaltou a Gestora da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do HNB, Erica Uchida, que prestigiou os seminários da Prof.ª, durante sua participação no programa de bolsa de estudos (de junho a agosto de 2014), que a Instituição mantém em parceria com a Jica.

Segundo a docente do Departamento de Ciência dos Alimentos e Bem-Estar da Universidade de Rakuno Gakuen, Prof.ª Dr.ª Satomi Ishii, essa troca de experiências é extremamente enriquecedora. “O japonês tem uma alimentação muito saudável, para nós o fundamento da saúde é comer bem em todos os sentidos, alimentos saudáveis, mas também saborosos. Fico feliz em transmitir esses ensinamentos aos Brasileiros”, disse.

Além de ministrar os seminários a visita da professora teve outro motivo importante. “Queríamos acompanhar as estagiárias que foram ao Japão. Foi bom revê-las e ver que estão aplicando tão bem tudo que aprenderam no Japão”, relatou o Diretor da Jica de Hokkaido, Shinya Tomonari.

Programação

Voltado para nutricionistas e profissionais da área da saúde, o seminário “Experiências Inovadoras em Nutrição no Japão”, realizado no Hospital Nipo-Brasileiro, no dia 12 de novembro (quinta-feira), abordou: Alimentação e nutrição na atualidade; Nutrição em geriatria e Controle higiênico sanitário em serviços de alimentação e recebeu a presença de 85 pessoas.

Já na Enkyo o seminário “História da Cultura Alimentar do Japão”, realizado no dia 14 de novembro, foi aberto à comunidade, com um público total de 162 pessoas e, abordou os seguintes temas: Origem do tofu; Alimentação das antigas civilizações do Japão; Temperos e alimentos fermentados; Culinária de Kyoto e Nutrição na terceira idade.


Compartilhe: