Jica celebra 60 anos de cooperação com o Brasil

Postado em: 01/12/2014

Em comemoração aos 60 anos de atividades, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) realizou, no dia 1º de dezembro, no Milenium Centro de Convenções, na Vila Clementino, em São Paulo, um seminário com a participação de autoridades do Governo Brasileiro e Japonês, parceiros e a comunidade nipo-brasileira.

O tema do seminário foi “Retrospectivas e Perspectivas” e abordou a importância da cooperação entre o Japão e o Brasil, relembrando as cooperações realizadas com o Brasil, com exposição de painéis dos principais projetos; exibição de produtos e projetos desenvolvidos pelas entidades participantes; divulgação das bolsas de estudos do projeto de intercâmbio, além das expectativas futuras.

Durante a abertura do evento, o Representante Chefe da JICA, Sr. Satoshi Murosawa, ressaltou a importância da Agência do Governo Japonês. “Somos responsáveis pela execução da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA – sigla em inglês), que tem o objetivo de apoiar, assistir e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países em vias de desenvolvimento. Para isso, utilizamos diferentes modalidades de assistência, sempre adequando-se à realidade e necessidade de cada região.”

Também proferiram palavras de boas-vindas o Embaixador do Japão no Brasil, Sr. Kunio Umeda; o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Noriteru Fukushima; o Ministro das Relações Exteriores, Sr. João Tabajara, e a Diretora Presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Sra. Dilma Seli Pena.

PROGRAMAÇÃO

As palestrantes foram ministradas pelo Presidente da Embrapa, Sr. Mauricio Antônio Lopes, e o Diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, Sr. Edson José Pinzan.

O evento contou também com uma mesa de discussão sobre o significado das cooperações e expectativas para com a Jica, além da cerimônia de entrega do Prêmio de Reconhecimento Jica para a Polícia Militar do Estado de São Paulo, entregue ao Coronel Gilberto Tardocchi da Silva, e a assinatura do memorando entre a Jica e o Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

HISTÓRICO

A história da Cooperação Internacional do Japão iniciou-se no dia 6 de outubro de 1954, tendo como marco o ingresso do Japão ao Plano Colombo. Com o Brasil são 55 anos de cooperação e a relação de amizade entre os dois países tem se aprofundado ainda mais com a visita do Primeiro Ministro japonês, Shinzo Abe em agosto de 2014 e o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão que completará 120 anos em 2015.


Compartilhe: