I Encontro EMTN e UAN reforça interação de profissionais na assistência ao paciente

Postado em: 22/08/2014

Para se obter um bom resultado em um tratamento médico hospitalar é necessário trabalho conjunto de vários profissionais. Com este enfoque e comprometido em fazer a diferença quando o assunto é segurança do paciente, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) realizou, nos dias 21 e 22 de agosto, o I Encontro da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) e Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) da Instituição.

“Este tipo de ação é integradora e de educação continuada, que atende e melhora os cuidados dos pacientes assistidos aqui pelo Hospital”, ressaltou o responsável pelo projeto ACERTO (ACEleração da Recuperação TOtal Pós-operatória), Dr. José Eduardo Aguilar Nascimento, que palestrou durante o segundo dia de evento no Hospital.

A temática do encontro focou também na consolidação do Protocolo de Abreviação de Jejum do HNB, que segundo o Dr. Aguilar Nascimento, este recurso com dados peri-operatórios pode melhorar ainda mais a capacidade técnica dos profissionais envolvidos na assistência, além das estáticas de sucesso de vários desfechos do pós-operatório, como diminuição do tempo de internação, diminuição de complicações, entre outros.

“A consolidação de um protocolo como este requer uma certa paciência, mas o pontapé inicial no Nipo já foi dado e vejo que muitos profissionais já estão contagiados pelo projeto Acerto, que é, antes de tudo, um programa educativo”, destacou o Dr. Aguilar.

O EVENTO

Mais de 200 colaboradores de diversas áreas do HNB participaram do I Encontro EMTN e UAN da Instituição, que promoveu no primeiro dia de evento um ciclo de palestras com diversos profissionais, que destacaram o aspecto multidisciplinar como fundamental para o bom tratamento do paciente.

O evento foi iniciado pelo médico gastroenterologista clínico intensivista do HNB, Dr. Cesar Quintão Brant, que ministrou a palestra: “Trato gastro intestinal:  o paciente com diarreia/ Probiótico na TNE, uso obrigatório?”. Ele mostrou o acompanhamento de um ano dos pacientes internados no HNB, que o uso profilático de probiótico e simbiótico controla a diarreia persistente e diminui a infecção do Clostridium dificille nos pacientes em terapia nutricional enteral e uso de antibióticos.

Em seguida o enfermeiro da EMTN do HCor, André Araújo, falou sobre os “Dispositivos seguros para prática de TNE e Consensos em TNE e parenteral”. Depois a enfermeira da EMTN do Hospital Sírio Libanês, Thaiz Angélica, explanou sobre a “Atuação da enfermeira na assistência ao paciente em risco Nutricional”.

A enfermeira coordenadora da UTI do HNB, Silvana Crisci expôs sobre “Como ser assertivo na segurança do paciente (protocolo de delirium)”; e a enfermeira da EMTN do HNB, Simone Sousa, proferiu a palestra “Registro eletrônico de aceitação alimentar e suplemento oral uma realidade do HNB”.

No segundo período o coordenador da EMTN do Hospital São Luiz Itaim, Dr. Diogo Toledo, explicou “Quem são os pacientes críticos? Como abordá-los na terapia nutricional?”. Em seguida o diretor do Instituto de Gerenciamento em Deglutição (IGD) e fonoaudiólogo, José Ribamar, falou sobre “Broncoaspiração”.

A fonoaudióloga do HNB, Patrícia Nagato, explanou sobre “Fluxo de atendimento aos pacientes disfágicos. Como não perder a qualidade no desmame da TNE” e a nutricionista do HNB, Lilian Kato, finalizou o evento apresentando os indicadores da EMTN.

REALIZAÇÃO

A realização do evento se deve à Comissão Organizadora, composta pela Diretoria do HNB; Equipe da EMTN; UAN; Marketing; Engenharia e Serviços; Tecnologia da Informação (T.I.) e Treinamento & Desenvolvimento.

APOIO

O Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) agradece a colaboração dos laboratórios patrocinadores: Fresenius Kabi Brasil; CMW Saúde; Apsen Farmacêutica; Covidien; Danone; Farmoquímica e Nestlé.



Dr. José Eduardo Aguilar Nascimento (Foto: Raissa Lira)

Dr. José Eduardo Aguilar Nascimento, atualmente, também é Gerente Pedagógico do curso de Medicina da UNIVAG (Centro Universitário de Várzea Grande), presidente da International Association for Surgical Metabolism and Nutrition (IASMEN) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE).


Compartilhe: