Hospital Nipo-Brasileiro recebe certificação Nível 3 ONA

Postado em: 12/08/2013

Confirmando a excelência de serviços que o transformou em referência regional e um dos principais hospitais de São Paulo, o Hospital Nipo-Brasileiro recebeu a Certificação Nível 3 conferida pela ONA - Organização Nacional de Acreditação.

Em discurso na solenidade de entrega dessa significativa certificação, o presidente da Enkyo, Sr. Yoshiharu Kikuchi destacou a contribuição da comunidade japonesa no Brasil desde o início da imigração e destacou o Hospital Nipo-Brasileiro como um símbolo atual da continuidade desse comprometimento histórico como fator de consolidação dos laços entre os dois países. Por sua vez, o presidente da Comissão de Administração do HNB, Sr. Akeo Uehara Yogui destacou o perfil filantrópico e a condição de hospital de referência regional do HNB como um patrimônio da Cidade de São Paulo.

Presente também na solenidade, o presidente da ANAHP - Associação Nacional dos Hospitais Privados, Sr. Francisco Balestrin ressaltou que a certificação conferida ao HNB, mais do que um reconhecimento formal de qualidade, expressa como ninguém a virtude e a índole que marcam a comunidade japonesa do Brasil, comprometida com a ética, seriedade e profissionalismo. E na sequência, o Superintendente Geral do Hospital Nipo-Brasileiro, Dr. Walter Amauchi, destacou que o processo de certificação exigiu um esforço coletivo focado na importância, envolvimento e valorização dos colaboradores: “Segundo um antigo provérbio chinês, se você quer um ano de prosperidade, cultive grãos; Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores; Mas se você quiser cem anos de prosperidade, cultive pessoas!”

Acrescentando, a Coordenadora da Qualidade Tatiana Lima Romão, esclarece que nesse Nível 3 de acreditação, os processos estão alinhados e correlacionados às estratégias da organização, evidenciando indicadores que asseguram o comprometimento com a excelência: “Este reconhecimento representa a garantia da segurança e tranquilidade dos clientes e colaboradores no atendimento oferecido e o comprometimento do Hospital Nipo-Brasileiro em prover condições adequadas para este fim”.

O processo de upgrade para o Nível 3 do hospital durou cerca de um ano e envolveu toda a equipe de gestão, colaboradores, além de prestadores de serviços e fornecedores. A maior preocupação do Hospital Nipo-Brasileiro durante todo o processo de crescimento e amadurecimento teve como foco o esforço para que todos os envolvidos compreendessem o seu papel para a garantia da segurança do paciente.

Dr. Walter Amauchi, acrescenta que ter uma equipe capacitada, equipamentos com tecnologia de ponta, instalações adequadas e cumprimento dos requisitos legais não bastam para quem é certificado em excelência: “é prioritário que haja uma constância de propósitos e que todos estejam comprometidos em fazer a diferença quando o assunto é segurança assistencial.”

De uma maneira geral, Cibele Quaranta Analista da Qualidade destaca como diferenciais do processo de certificação, as seguintes vantagens:

• Segurança para os pacientes e profissionais;
• Qualidade da assistência;
• Construção de equipe e melhoria contínua;
• Instrumento útil de gerenciamento;
• Critérios e objetivos concretos adaptados à realidade nacional;
• O caminho para a melhoria contínua.


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