Hospital Nipo-Brasileiro realiza 3º Simpósio de Segurança do Paciente

Postado em: 24/10/2014

Comprometido em investir e desenvolver práticas avançadas de qualidade e gerenciamento de riscos assistenciais, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) realizou, em seu auditório, do dia 22 a 24 de outubro, o 3º Simpósio de Segurança do Paciente. O evento contou com palestras ministradas por renomados especialistas do segmento médico-hospitalar.

Foram abordados no Simpósio tópicos relacionados à integração de ações e iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, além de estratégias políticas e educativas sobre a temática, suas repercussões na prática profissional em saúde, desafios, aspectos éticos, acreditação de instituições de saúde, etc.

Cerca de 380 pessoas, entre público interno e externo, conferiram as três manhãs consecutivas de evento. Para o Superintendente Geral, Dr. Walter Amauchi, esse debate foi extremamente pertinente na busca de novos caminhos, tanto para o crescimento da Instituição, como para os profissionais da área.


1ª MANHÃ

O 3º Simpósio de Segurança do Paciente foi iniciado com a palestra “Engajamento do Corpo Clínico no processo de Qualidade”, ministrada pelo Diretor Técnico do Hospital Santa Paula, Dr. Raphael Einsfeld. “Não existem fronteiras dentro do hospital, todos os setores estão no mesmo time e respondem pelo hospital, são a Instituição”, enfatizou.

Em seguida o Infectologista e Diretor Clínico do Hospital e Maternidade São Camilo Santana, Dr. José Ribamar, falou sobre o tema: “Segurança do Paciente. Como manter e melhorar um processo implantado?”. Ressaltando as dificuldades encontradas após a introdução das práticas de qualidade no segmento hospitalar.

“Jornalismo é essencial, pois expõe a corrupção; injustiças; cobra promessas; organiza a opinião pública e esclarece divergências. Por isso, à frente de um erro médico, o hospital deve sempre manter um contato transparente com a imprensa”, ressaltou o Editor e Jornalista Responsável dos jornais Folha Metropolitana e Metrô News, Paulo Manso, que falou sobre “Casos publicados na mídia. Qual o papel e a posição da imprensa frente a estes eventos?”.

2ª MANHÃ

Abordando o tema: “O erro aconteceu. Como proceder? Casos verídicos e Jurisprudência”, o Médico Legista do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, Dr. Mário Jorge Tsuchiya, abriu a segunda manhã de Simpósio.

Posteriormente, a Gerente de Pacientes Internados e Apoio Assistencial no Hospital Israelita Albert Einstein, Enfª Carla Paixão, abordou o tema: “Os erros acontecem o que o paciente e a família esperam de você?”, explicando sobre o processo de “Disclosure”. “Este método reconhece e informa ao paciente a ocorrência de um evento adverso mantendo a confiança e confiabilidade no sistema de saúde, inclui suporte para o paciente, familiares e profissionais da área.”

Finalizando o segundo dia, a Coordenadora de Psicologia do HNB, Patrícia Regina Lima, explanou sobre: “Acolhendo quem cuida”. “Um ambiente de trabalho saudável é extremamente importante. Estresse, cansaço, tristeza, tem alto impacto na segurança do paciente, por isso, é preciso dar suporte ao colaborador”, enfatizou.


3ª MANHÃ

Iniciando o último dia de Simpósio, a Enfª do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, Karina Pecora, trouxe a campo o tema: “Gerenciamento de Riscos Assistenciais”.

Em seguida, o Superintendente Médico do Hospital Samaritano e Diretor do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, Dr. Dario Ferreira, explicou sobre: “Governança Clínica”, definindo que é um método de gestão no qual a Instituição de Saúde é responsável e demonstra resultados em melhoria contínua da qualidade da assistência, mantendo e aumentando a confiança dos pacientes, familiares, acionistas, médicos, funcionários, operadoras de saúde e a comunidade na Instituição e seus serviços.

Encerrando o 3º Simpósio de Segurança do Paciente, a Superintendente de Desenvolvimento Humano e Institucional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Cleusa Ramos Enck, abordou o tema: “Gestão de Pessoas na área de saúde: Quais são os novos desafios?”, esclarecendo importantes ações, que as instituições de saúde devem tratar para reter os talentos e capacitar os novos colaboradores. 


APOIO

O Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) agradece a colaboração dos laboratórios patrocinadores: Aché; Expressa; Hospira; Pfizer; Sanofi e Santa Rita Distribuidora.

REALIZAÇÃO

A realização do evento se deve à Qualidade e Diretoria do HNB, Comissão Organizadora e aos setores que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso deste evento.


Compartilhe: