Hospital Nipo-Brasileiro patrocina 2º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde

Postado em: 05/09/2016

Uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e promover a troca de experiências entre profissionais de todo Brasil. A 2º edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, promovido pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, reuniu os convidados no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, de 01 a 03 de setembro. O Hospital Nipo-Brasileiro foi uma das instituições patrocinadoras do evento.

“O último ano foi de grandes desafios, não só para o setor da Saúde, mas para a sociedade brasileira como um todo. A crise que hoje atravessamos tem pressionado a todos nós, profissionais, instituições, governos e cidadãos. Estamos cientes de que é papel de cada um transformar a saúde, e a atitude de todos nós neste momento importa”, afirmou Dr. Arlindo de Almeida, presidente da ONA, durante a abertura do evento, que teve a presença de 450 participantes, além de palestrantes nacionais e internacionais, 

A programação foi iniciada pelo fundador e diretor do Australian Institute of Health Innovation, Dr. Jeffrey Braithwaite, da Austrália, que recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais pelo seu ensino e pesquisa, que examina a natureza mutável dos sistemas de saúde, em particular a segurança do paciente, normas e acreditação. A palestra teve como tema “A Importância da Resiliência nas Organizações de Saúde”.

O painel “As Lideranças da Saúde e os Desafios da Prática Diária” contou com a coordenação da dra. Ana Maria Malik, com participação de Antonio José Rodrigues Pereira (superintendente do HC USP - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo), Dr. Sérgio Cortes (diretor médico da Rede D'Or São Luiz) e Luis Márcio Ramos (diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier).

“O papel importante do líder é identificar os talentos da instituição, aqueles que possuem habilidades e virtudes”, explicou o dr. Sérgio Cortes durante sua apresentação. Outro destaque do seminário foi a participação da dra. Carolyn Wong Simpkins, líder global da BMJ Outcomes e diretora clínica da BMJ para a América do Norte, com o tema “Construção da Cultura de Segurança”.


Compartilhe: