Hospital Nipo-Brasileiro inaugura serviço de Mamografia Digital

Postado em: 23/11/2016

Por Erika Yamauti
Asteya Comunicação e Eventos

Uma doação valiosa, que poderá salvar muitas vidas. Em novembro, foi realizada a cerimônia de inauguração do serviço de Mamografia Digital da Unidade Saúde da Mulher do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB). O aparelho foi doado pelo governo do Japão, através de doações do povo japonês pelo Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana – APC.

O Superintendente do Hospital Nipo-Brasileiro, Dr. Walter Amauchi, iniciou o evento: “Agradecemos ao povo japonês, que está nos dando uma oportunidade e uma responsabilidade muito grande, para atender os nossos pacientes de forma cada vez melhor. Os equipamentos são de alto nível, e essa doação terá importância fundamental para a melhoria do nosso hospital”, afirmou.

Participaram da cerimônia autoridades como o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Sr. Takahiro Nakamae; o Representante Sênior do Escritório da JICA em São Paulo, Sr. Hiroshi Sato; o Supervisor de Vendas da Shimadzu do Brasil, Sr. Marcello Furlan, além de representantes da imprensa e da mantenedora do Hospital, a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo).

Diagnóstico e atendimento à população

Atualmente, o Hospital Nipo-Brasileiro implementa uma reforma no serviço de Ginecologia, que apresenta um elevado número de atendimentos: todos os meses, são de 3.500 a 4.500 pacientes atendidas, com média de espera de 10 dias por uma consulta. O projeto de reforma visa atender um número maior de pacientes e diminuir o tempo de espera.

O coordenador do Setor de Obstetrícia e Ginecologia do HNB, Dr. Carlos Alberto Kendi Kumagai, recorda a história do setor. “O nosso ambulatório foi o primeiro a sair das dependências do Hospital e ter um prédio próprio, há mais de 15 anos. Dentro da área de Ginecologia e Obstetrícia temos várias especialidades, procurando dar um atendimento integral a saúde da mulher, e realizamos procedimentos e exames neste ambulatório, agora melhor ainda, com a introdução do mamógrafo digital”, comentou.

A mamografia é um exame que exige maior resolução, e a qualidade das imagens geradas pelo novo mamógrafo impressiona: “O diagnóstico precoce do câncer de mama necessita de bons aparelhos, e exames com acurácia acentuada. Estamos bastante conscientes da nossa responsabilidade para que esse aparelho seja bem utilizado, e em nome do corpo clínico e todo o staff do Hospital, agradecemos esta doação, complementou o Dr. Kendi.

“Somos uma empresa japonesa e nos sentimos honrados em contribuir e participar desse projeto, pois sabemos que a população será bem atendida. O equipamento possui conceito europeu e tecnologia de ponta. A parte detectora da imagem converte o raio-X em imagem e utiliza um substrato que produz um pixel de resolução muito alta. Outra característica é que ele emite pouca dose para conseguir uma boa imagem, ou seja, para as mulheres que precisam fazer muitos exames, essas doses são mínimas, menos prejudiciais. Além disso, o equipamento vem com uma série de ferramentas que facilitam o diagnóstico, e é ecologicamente correto”, explicou o Supervisor de Vendas da Shimadzu do Brasil, Sr. Marcello Furlan.

Programa de Assistência

Como parte do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana – APC., a cooperação econômica do Japão possibilitou a compra de monitores beira de leito, monitor multiparamétrico e outros modelos, além de desfibrilador e mamógrafo digital, investindo cerca de R$ 700 mil.

A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), mantenedora do Hospital Nipo-Brasileiro, recebeu as doações através de uma iniciativa do governo japonês, que teve início após a visita do Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe, ao Brasil, ocorrida em agosto de 2014. Desde então, têm se buscado apoiar atividades das principais entidades da área da saúde, com a doação dos equipamentos mais avançados de marcas japonesas, intensificando os laços entre o Brasil e o Japão.

“É uma imensa alegria participar desta cerimônia de entrega dos equipamentos hospitalares ao Hospital Nipo-Brasileiro. A Enkyo tem uma história de contribuição ao bem-estar dos imigrantes japoneses e seus descendentes. Parabenizo o Hospital pelo histórico de conquistas, ao tornar-se uma das organizações líderes no serviço médico assistencial. É motivo de muito orgulho para todos os nipo-brasileiros e para todos os japoneses residentes no Brasil. Meu profundo respeito a cada um dos colaboradores e diretores”, afirmou o Cônsul-Geral do Japão, Takahiro Nakamae, em seu pronunciamento.

O Diretor-Presidente da Enkyo, Sr. Yoshiharu Kikuchi, resumiu a gratidão de toda equipe: “O novo mamógrafo digital, com imagem de última geração, é um incremento muito importante para o diagnóstico precoce de câncer de mama, tipo mais comum nas mulheres. O objetivo do Hospital Nipo-Brasileiro sempre foi o atendimento humanizado, e nesses 28 anos, tornou-se referência e continuou sua caminhada graças ao apoio dos diretores, voluntários, funcionários e todos que estão envolvidos com a nossa causa. O sucesso do HNB tem uma grande contribuição do governo e do povo japonês, e continuaremos prestando um serviço digno à comunidade, externando a nossa gratidão ao Japão”, finalizou.


Compartilhe: