HNB inova e realiza com sucesso serviço de atendimento médico no 17º festival do Japão

Postado em: 06/07/2014

Mais uma vez de forma eficiente e inovadora, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) encerrou com grande sucesso sua participação no 17º Festival do Japão, realizado pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), no período de 4 a 6 de julho, no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo-SP, e considerado o maior evento cultural da comunidade japonesa no País.

Com a presença de diversas autoridades representativas dos poderes municipal e estadual e  dos segmentos político-partidários do País, como vereadores, deputados estaduais e federais da comunidade japonesa  e candidatos a  governador  e a presidente da República nas próximas eleições do dia  5 de outubro, a solenidade oficial de abertura da 17ª Edição do Festival do Japão, que teve como tema, “A Origem da Felicidade”, contou com a presença do Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Sr. Yoshiharu Kikuchi ,  dos membros do Conselho de Administração da Enkyo e do corpo de superintendentes do Hospital Nipo-Brasileiro liderado pelo Dr. Walter Amauchi, Superintendente Geral.

ESTRUTURA

Para o suporte de atendimento médico dos cerca de 200 mil visitantes que participam anualmente desse evento, o HNB montou uma sofisticada e eficiente estrutura de atendimento instalada numa área de 170 m², dotada de espaços para realização de exames de aferição de Índices de Massa Corpórea (IMC) e de apresentação de palestras de orientação nutricional.

Adicionalmente, o HNB contou com o apoio de dois (02) bem equipados ambulatórios estrategicamente localizados no amplo pavilhão de exposição, dotados de serviços de remoção com duas (02) ambulâncias de UTI e duas (02) convencionais, além da participação de mais de 50 colaboradores das mais diversas especialidades, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administração.

A importância de todo esse aparato médico-ambulatorial montado pelo HNB pode ser melhor expressa pelas 3.100 avaliações realizadas do Índice de Massa Corpórea (IMC) e também pelos aproximadamente 200 casos de visitantes atendidos no transcorrer dos três dias do evento. Desse total significativo de pessoas atendidas, três (3) exigiram pronta remoção para unidades hospitalares próximas, dois (2) dos quais para o Hospital Saboya, no bairro do Jabaquara, e o terceiro para o Hospital Oswaldo Cruz, no bairro do Paraíso.

CASOS

No primeiro caso, registrado no Ambulatório 1, coordenado pelos médicos Dr. Sérgio Wu, Cardiologista, pelo Gastrocirurgião Dr. Marcos Henrique Castanheira, e pelo Clínico Geral, um paciente de 71 anos, hipertenso e diabético, acometido inicialmente de um mal súbito e pré-diagnosticado com suspeita de infarto do ventrículo direito, depois de estabilizado foi removido imediatamente para o Hospital Saboya, no bairro Jabaquara, onde permaneceu sob observação.

Da mesma forma, no Ambulatório 2, coordenado pelos médicos Dr. Edson Yanagita, Gastroenterologista, Dra. Hilda Nemoto, Clínica Geral e, Dra. Ana Maria Vieira Lopes Ribeiro, também Clínica Geral, um paciente de 68 anos, acometido de perda súbita de consciência (síncope), depois de estabilizado foi também removido para o Hospital Saboya, no Jabaquara, para uma investigação mais detalhada de seu quadro.

O terceiro caso, mais grave, registrado também no Ambulatório 2, paciente idoso com traumatismo craniano, após a devida aferição de seus sintomas vitais e estabilizado, foi prontamente removido para o Hospital Oswaldo Cruz, onde permaneceu em observação.

AFERIÇÃO

Enfrentando  filas inevitáveis  e algum tempo de espera para o seu atendimento,   parte significativa  das milhares de pessoas que participaram da aferição do Ìndice de Massa Corpórea (IMC), além de ganharem brindes cotidianamente úteis como sacolas e canetas,  tiveram também a oportunidade de participar no próprio local , das palestras sobre os benefícios da alimentação saudável e atividade física, ministradas pelas nutricionistas Simone Masumoto, Carmen Okamoto, Nayara de Oliveira e Karin Oda; e pelas fisioterapeutas Valeria P. Belele, Maiza B. Dias, Camila Sarmento,  do HNB.

EQUIPES

Além da coordenação das enfermeiras Silvana Pinto Crisci, Wanda Paredes da Rosa, Tomomi Hasegawa, Naila Thais Silva e Kelly dos Santos Ferro, uma equipe de mais de 25 técnicos e auxiliares de enfermagem foi especialmente criada para a realização no stand do HNB dos trabalhos de aferição do índice de Massa Corpórea (IMC) durante os três dias do evento, bem como para os serviços de atendimento nos dois ambulatórios médicos.


Compartilhe: