HNB CONSAGRA HOMENAGEM AO DR. KEIICHI YAMAMOTO

Postado em: 15/01/2015

Numa concorrida solenidade que contou com a presença de representantes da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) e do universo médico, cientifico, acadêmico e político, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) descerrou hoje as placas que conferem o nome do médico e cientista japonês, Prof. Dr. Keiichi Yamamoto, ao seu Auditório.

Saudando os presentes, o presidente da Enkyo, Yoshiharu Kikuchi destacou a significativa contribuição do Dr. Keiichi Yamamoto nas áreas médicas e científicas do Brasil e do Japão e, em especial, do HNB, com a criação do programa por ele inspirado de intercâmbio médico e de enfermagem entre os dois países. E nesse sentido, ressaltou o papel   da Jica – Agência Internacional de Cooperação do Japão em seu apoio histórico a essa e a diversas outras iniciativas voltadas ao estreitamento das relações entre o Brasil e o Japão.

Vicente Murakami, representante da JICA no Brasil, fez um detalhado relato do perfil pessoal e profissional do Prof. Dr. Keiichi Yamamoto, destacando sua incrível humildade e talento profissional. Na sequência, enfatizou as atividades de apoio desenvolvidas no país desde 1994 por essa entidade de fomento e, em especial, aquelas em parceria com o Prof. Dr. Keiichi Yamamoto, que naquela oportunidade trabalhava como Professor Visitante na Universidade Federal de Campinas (UNICAMP).

Presente também na solenidade, o deputado federal Junji Abe (PSD-SP), presidente da Comissão de Relações Brasil-Japão da Câmara dos Deputados, destacou a importância e o significado profundo de determinadas palavras como, por exemplo, amor, para expressar a missão e o comprometimento de pessoas como o Prof. Dr. Keiichi Yamamoto na realização e promoção do bem estar comum universal.

Representando o Consulado Geral do Japão em São Paulo, o Cônsul Tomoyuki Naganuma, após elogiar a iniciativa da homenagem para o fortalecimento do intercâmbio médico e científico entre os dois países, destacou os 120 anos de estabelecimento das relações entre Brasil e o Japão a serem comemorados em 2015 e a preocupação do governo japonês com o seu permanente estreitamento. Nesse sentido, Naganuma lembrou a recente visita do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, em agosto de 2014, na abertura do Fórum Econômico Brasil-Japão como um indicador desse esforço, revelando a escolha de São Paulo como uma das três únicas sedes mundiais eleitas para abrigar unidades do projeto Casa do Japão. (Japan Houses).

Impossibilitado de comparecer por razões de saúde, para receber a justa homenagem, Dr. Keiichi Yamamoto foi duplamente representado na solenidade de entrega do certificado de denominação do auditório e da placa alusiva, respectivamente pelos senhores Yoshiharu Kikuchi, presidente da Enkyo, e pelo Sr. Hirokazu Sasaki, Diretor Tesoureiro da entidade.

Manifestando sua grande satisfação em receber a certificação em nome do Prof. Dr. Keiichi Yamamoto, Yoshiharu Kikuchi enfatizou a importância do programa de intercâmbio médico por ele criado, no processo de conquista da excelência nos serviços médico-hospitalares do HNB.

Da mesma maneira, o Sr. Hirokazu Sasaki, declarando-se honrado de ser o portador da carta de agradecimentos enviada pelo Prof. Dr. Keiichi Yamamoto pela homenagem a ele conferida pelo Hospital Nipo-Brasileiro, prestou um comovente depoimento pessoal e testemunho sobre a reconhecida humildade e competência médica, científica e acadêmica do homenageado e agora imortalizado como nome do Auditório da Instituição.

O médico e ex-Superintendente Geral do HNB, Dr. Oswaldo Beppu, que participou pioneiramente do programa de intercâmbio médico na Universidade de Kanazawa, reiterou que apesar do reconhecido alto nível da medicina brasileira, a frequente troca de experiências com países mais desenvolvidos enseja uma maior qualificação profissional e um padrão de conhecimento (know how) que acaba assimilado e verticalizado como diferencial na atividade médico-hospitalar.

E finalizando a solenidade, os presentes brindaram o Prof. Dr. Keiichi Yamamoto com o Kampai, o tradicional brinde de saudação japonês.


Compartilhe: