Simulação de atendimento à múltiplas vítimas acontece no HNB

Postado em: 08/06/2014

Localizado próximo a rodovias de importantes acessos, como a Presidente Dutra e Fernão Dias, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) realizou, no dia 8 de junho, um simulado que faz parte do Plano de Preparação Hospitalar Para Atendimento à Múltiplas Vítimas, que visa preparar os profissionais para evitar danos maiores caso eventualidades aconteçam.

“Imprevistos acontecem a qualquer momento, e quando há vítimas, quem as socorre as encaminham ao hospital mais próximo que tenha estrutura para recebê-las. Por isso precisamos estabelecer regras para estarmos bem preparados”, explicou o Superintendente Geral, Dr. Walter Amauchi, sobre a importância de projetos como este.

Nesta primeira experiência do HNB foi simulado um acidente durante uma manifestação. Com isso, foram “criadas” 12 vítimas (interpretadas por voluntários), sendo: quatro em risco iminente de morte; três em estado de urgência; quatro que não apresentavam risco de morte e um em óbito.

Participaram também colaboradores voluntários que interpretaram os parentes das vítimas, jornalistas, curiosos e os “sombras”, que acompanharam os setores envolvidos para análise do atendimento prestado. 

AVALIAÇÃO FINAL

O resultado do projeto foi satisfatório para os especialistas envolvidos. “Foi o nosso primeiro simulado e vivendo essa situação percebemos que temos oportunidades de melhorias. Houve grande envolvimento de toda a equipe HNB, o que firma mais uma vez a nossa missão de prestar uma assistência segura aos pacientes, seja em qualquer situação”, destacou o Superintendente Técnico, Dr. Luiz Carlos Takeshi Tanaka.

 

Vídeos


Compartilhe: