Especialista alerta sobre cuidados com a saúde no Outono

Postado em: 24/03/2016

Com a chegada do outono, estação que vai de 21 de março a 21 de junho, e caracteriza-se pela combinação da diminuição da umidade relativa do ar; baixas temperaturas e concentração de poluentes na atmosfera, a propagação de algumas doenças se manifesta, uma vez que o sistema imunológico passa por alterações naturais e o organismo fica mais suscetível a algumas doenças.

“As mais comuns são as infecções respiratórias, como as gripes (causadas pelo vírus influenza) e os resfriados. Em crianças também temos as infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Além dessas doenças, temos as laringites, faringites, bronquites, pneumonias, otites, sinusites, rinites, alergias, conjuntivites (causadas pela secura do tempo), asma e secura da pele, que fica mais favorável à rachaduras e alergias”, explicou a pediatra do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), Dra. Geny Kitazawa, que destacou que o grupo de risco é composto pelos idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

Segundo a especialista o diagnóstico dessas enfermidades deve ser realizado através de avaliação clínica e se necessário, investigação por imagem, além de exames laboratoriais. O tratamento das doenças respiratórias virais baseia-se apenas em sintomáticos, hidratação e alimentação saudável. Se houver infecção secundária por bactéria, o médico deverá receitar o antibiótico adequado.

E alerta ainda sobre os riscos à saúde da automedicação. “O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode mascarar determinados sintomas. Se for antibiótico, a atenção deve ser redobrada, pois o uso abusivo pode facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos. Outra preocupação em relação ao uso do medicamento refere se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um pode anular ou potencializar o efeito do outro.  O uso de remédios de maneira incorreta pode trazer ainda consequências como: reações alérgicas, dependência ou até a morte”.
              
PREVINA-SE:
Aproveite o outono da maneira certa, confira as orientações da Dra. Geny para ajudar a manter a saúde:

• Evite ambientes fechados e procure arejar os recintos;
• Realize hidratação via oral e na pele;
• Higienize as mãos, pois existe a contaminação através de objetos manuseados. Se não houver a possibilidade de lavagem das mãos no momento, o álcool gel pode ser aplicado;
• A alimentação saudável e equilibrada também é muito importante, pois as vitaminas e nutrientes dos alimentos protegem o organismo contra as doenças, evitando que o corpo fique vulnerável a contaminações;
• Temos ainda a vacina antigripal e a vacina anti pneumocócica.

Dra. Geny Kitazawa é formada em medicina pela Universidade de Santo Amaro (Unisa), fez residência médica em pediatria no Hospital do Servidor Público Estadual e possui especialização em pediatria e acupuntura.


Compartilhe: