Enfermeira americana visita Time de Cateter do HNB

Postado em: 30/06/2015

O Time de Cateter do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), coordenado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), recebeu, no dia 30 de junho (terça-feira), a visita da enfermeira americana Kathy Kokotis. Na ocasião foi realizada uma mesa redonda para troca de experiências sobre PICC (cateter central de inserção periférica), abordando tipos de estrutura, treinamento e implementação das estratégias.

De acordo com a Enfermeira Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Higiene e Resíduo e do Time de Cateter do HNB, Claudia Rodrigues Santos, Kathy é precursora nos Estados Unidos na inserção deste dispositivo vascular e times do mesmo, além de ser diretora global de desenvolvimento clínico de sistemas de acessos da BARD, empresa americana produtora do PICC padronizado na Instituição.

“Podemos observar que todas as boas práticas realizadas nos EUA também são padronizadas e realizadas no Hospital”, comentou Claudia, após a conversa. “Foi apresentado um novo material que será lançado no Brasil para desinfecção dos conectores, o Site-Scrub, e ainda sugestões para melhoria do trabalho do Time de Cateter, como escalar um enfermeiro do grupo por dia apenas para inserção de PICC”, acrescentou a coordenadora.

Durante a sua visita ao Brasil, a enfermeira Kathy participou do III Simpósio Internacional de Acessos Vasculares e Terapia Infusional, ministrando o Simpósio Satélite, tema: “Time de PICC: A receita do sucesso”, e visitou algumas instituições escolhidas pela Politec, que têm grupos de PICC bem instituídos.


SOBRE A ENFERMEIRA
          Kathy Kokotis foi enfermeira de controle de infecção hospitalar e desde 1987 trabalha com acessos vasculares. Sua formação inclui um MBA para enfermeiros pela Indiana University, bem como Biologia pela Universidade de Purdue. Tem publicado vários artigos sobre acessos vasculares no Journal of Nursing Infusion, Journal of Vascular Access. Foi docente em fóruns locais, nacionais e internacionais sobre acessos vasculares e relação custo-eficácia. Participou de conferências na Infusion Nursing Society, Association for Vascular Access, League of Intravenous Therapy, Association for Practitioners in Infection Control and previously at WoCoVa.


Compartilhe: