Clínica de Ortopedia e Reabilitação atende população em Guarulhos

Postado em: 20/01/2016

Visando a melhoria e a contribuição para o bem-estar social, a Clínica de Ortopedia e Reabilitação Guarulhos (CORG), mantida pelo Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, comemorou cinco anos de trabalho realizado com muito carinho, dedicação e orgulho, beneficiando a população guarulhense e levando a excelência do atendimento do Hospital.

“Guarulhos é uma cidade carente em termos de atendimento médico, e o Nipo resolveu fazer sua parte e ajudar. Temos uma equipe excelente, todos ortopedistas com experiência, e a população está contente por contar com essa opção de tratamento”, relata o Dr. Kazuaki Okada, ortopedista e coordenador da CORG, que possui três consultórios, sala de gesso, sala de enfermagem, recepção, sala de raio-X, sala de administração, fisioterapia e acupuntura.

ACOLHIDA E REABILITAÇÃO

O serviço atende aos pacientes encaminhados pela rede municipal de saúde, que inclui as UPA (Unidades de Pronto Atendimento), UBS (Unidades Básicas de Saúde) e HMU (Hospital Municipal de Urgência), sempre pelo SUS – Sistema Único de Saúde. O tratamento visa promover a recuperação do paciente, com exercícios nos aparelhos de fisioterapia e sessões de acupuntura.

“Uma vez que o paciente chega na unidade, ele é direcionado para o médico, e buscamos a reabilitação, sempre com excelência no padrão de atendimento. Ver o paciente entrando de cadeira de rodas, e sair caminhando depois de concluir o tratamento, não tem preço. O nosso trabalho é reconhecido pela população, e recebemos sempre apoio integral da diretoria da Enkyo e do Hospital. Tudo o que precisamos é providenciado”, avalia a Enfa. Rita Narciza Cassigoli, coordenadora do Ambulatório Guarulhos e responsável técnica na área de Enfermagem.

Os pacientes reconhecem a qualidade do serviço e a dedicação da equipe. “Ficamos felizes em ver o crescimento da clínica nesses anos todos. O calor humano, a preocupação em fazer o paciente sentir-se acolhido desde a recepção, é muito importante. Quando o paciente é bem tratado, ele não desiste do tratamento e se esforça para a recuperação”, aponta Ligia Harumi Sato, Líder de recepção.

EXAMES ESSENCIAIS

Outra parceria importante do Hospital Nipo-Brasileiro com a Prefeitura de Guarulhos é o Serviço de Tomografia do Hospital Municipal de Urgência (HMU), que atende a população geral, especialmente nos casos graves de politraumatismo. A tomografia tornou-se uma ferramenta elementar em hospitais de atendimento de urgência. O serviço mantido pelo Hospital Nipo-Brasileiro apoia o Pronto-Socorro, UTI, UBS e ambulatórios do HMU, dando retaguarda para uma região extremamente carente em serviços de imagem.

“Atendemos o paciente com o padrão de qualidade oferecido no Hospital Nipo-Brasileiro, desde os insumos até a equipe. Os profissionais que atuam no setor trazem experiência de outros hospitais, agregando conhecimento adquirido previamente para melhor atender nosso público. Infelizmente, no começo, muitos casos chegavam tarde demais. Hoje a comunidade tem a possibilidade de um diagnóstico mais rápido, que salva vidas”, revela o Dr. Marcus Vinícius Barbosa Santos, médico radiologista e responsável técnico.

O serviço conta com duas salas (exames e comando), e o tomógrafo atende os padrões de segurança vigentes, com apoio da engenharia clínica do Hospital e da Toshiba. “Como médico, é uma realização poder atender a comunidade. Como profissional do Hospital Nipo-Brasileiro, tentamos assegurar o padrão de qualidade e excelência de atendimento. Percebemos que existe muito carinho da população, por receberem um tratamento digno, diante de uma realidade tão áspera”, completa o Dr. Marcus.

O próximo desafio da equipe do Serviço de Tomografia é promover o upgrade do aparelho, possibilitando realizar exames mais complexos, atendendo aos pacientes que estão fora do perfil atual do tomógrafo, como pessoas acima do peso e crianças, impossibilitadas de realizar o exame atualmente.

“Sou apaixonada pelo carinho e pela energia da turma do Hospital Nipo-Brasileiro. Quando o serviço foi instalado aqui no hospital, saímos de um século para outro, em termos de atendimento médico. O apoio da equipe de Tomografia é fundamental para realizar o diagnóstico e salvar vidas, e esperamos que essa parceria só cresça”, finaliza a Dra. Graciane Dias Figueiredo, chefe do plantão da clínica médica.

Clínica de Ortopedia e Reabilitação Guarulhos
Inauguração: 24/08/2010
Coordenador: Dr. Kazuaki Okada, ortopedista-chefe;
Estrutura: três consultórios, sala de gesso, sala de enfermagem, recepção, sala de raio-X, sala de administração, fisioterapia e acupuntura;
Profissionais: 9 médicos, 2 enfermeiros, 2 auxiliares de enfermagem, 4 fisioterapeutas, 2 técnicos de raio-X, 5 recepcionistas, 1 Líder de Recepção, 2 técnicos de gesso;
Atendimento: consultas de ortopedia, fisioterapia, acupuntura e raio-X;
Pacientes atendidos: 133.381 (2014).


Serviço de Tomografia – Hospital Nipo-Brasileiro- HMU (Hospital Municipal de Urgência)
Inauguração: 2012
Coordenador: Dr. Marcus Vinícius Barbosa Santos, médico radiologista e responsável técnico;
Estrutura: uma sala de exames e outra de comando.
Profissionais: 3 médicos, 2 enfermeiros (os mesmos da Corg), 2 auxiliares de enfermagem e 5 biomédicos;
Atendimento: população carente, pacientes oncológicos, psiquiátricos e politraumatizados graves;
Pacientes atendidos: entre 300 e 650 pacientes/mês.


Compartilhe: