Centro de Estudos: pesquisas, conhecimento e qualidade que fazem a diferença

Postado em: 16/09/2013

Atividades de pesquisa que geram conhecimento e diferenciais (Foto: Divulgação)Os crescentes investimentos nas áreas de educação, pesquisa e treinamento são apontados como alguns dos principais responsáveis pelos padrões de excelência apresentados hoje nos serviços de atendimento do Hospital Nipo-Brasileiro. Focado nesse objetivo, o Centro de Estudos (CE) do HNB vem atuando há mais de 10 anos em três áreas distintas e fundamentais no processo de desenvolvimento e conquista de diferenciais de eficiência e qualidade, que são ensino, pesquisa científica e pesquisa clínica.

Dr. Flavio Sano, médico pediatra e responsável pelo Centro de Estudos (CE) Hospital Nipo-Brasileiro, destaca o amplo programa anual de atividades desenvolvido nessas três áreas específicas e reconhecidamente estratégicas. Segundo ele, a área de Ensino é responsável pelos cursos de reciclagem funcional da instituição voltados para o corpo clínico.

APOIO

Nesse sentido, são ministrados cursos de curta duração, sobre diversas patologias para algumas especialidades. Da mesma forma, com o apoio da área de serviço social, são desenvolvidos também cursos de orientação voltados para a comunidade leiga, abordando temas de interesse sobre promoção e prevenção da saúde, como por exemplo, diabetes, hipertensão, obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, amamentação, etc.

Na área de Pesquisa Científica, destaca-se o apoio sistemático do CE a todas as pesquisas realizadas no HNB, através de subsídios para a interpretação e adequação à legislação vigente, bem como, apoio logístico e de infraestrutura para as suas respectivas realizações. Adicionalmente, nos últimos dois anos foram publicados diversos artigos produzidos por médicos do corpo clínico do HNB, em revistas médicas nacionais e internacionais especializadas. Esses estudos foram realizados dentro do HNB, alguns em parceria com instituições de ensino como UNIFESP-EPM, Faculdade de Medicina da USP e Instituto Nacional do Câncer de Tóquio, nas áreas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, alergia e imunologia, pneumologia, infectologia, imagenologia e endoscopia.

Voltada para o estudo da eficácia e segurança de novas drogas e novas indicações para drogas já utilizadas na rotina médica, a área de Pesquisa Clínica, segundo o Dr. Flávio Sano, já realizou mais de 10 trabalhos nas especialidades de pediatra, alergia e imunologia, pneumologia, infectologia, otorrinolaringologia e vacinas.

PROJETOS

Para os próximos dois anos, Dr. Flávio Sano destaca inúmeros projetos previstos em cada uma das três áreas de atividades do CE e já contemplados no planejamento estratégico do Hospital Nipo-Brasileiro. Na área de Ensino, ele anuncia a realização de cursos semestrais de reciclagem em diversas especialidades médicas como, por exemplo, o curso sobre “Cuidados Paliativos”, realizado no mês de maio, além de seminários voltados para a formação e capacitação para profissionais de todas as áreas da saúde. E para o próximo ano, a realização do III Congresso Médico do Hospital Nipo-Brasileiro, que terá como temário as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e pediatria.

Na área específica de Pesquisa Científica, sinaliza os esforços para incentivar a realização de pesquisas dentro do HNB, através da instituição de bolsas para pesquisas e, alternativamente, a criação de prêmios como estímulo adicional para a busca da qualidade nessas mesmas pesquisas.

Finalizando, Dr. Flávio Sano informa que em termos de Pesquisa Clínica, já foram contratadas 12 novas pesquisas previstas para o início de 2013 e planeja-se o início de pesquisas clínicas também nas áreas de endocrinologia, cardiologia e oncologia.

ESTRUTURA

Atualmente, o Centro de Estudos do Hospital Nipo-Brasileiro conta com uma estrutura integrada por cinco médicos especialistas nas áreas de pediatria e endocrinologia, uma bióloga, uma enfermeira especializada em pesquisa clínica e uma coordenadora técnica, identificados a seguir:

  • Prof. Dr. Flávio Sano, médico pediatra e responsável pelo CE;
  • Dra. Áurea Kise, médica pediatra;
  • Dra. Roberta Rodrigues da Silva, médica pediatra;
  • Dra. Vera Yamaguti, médica pediatra;
  • Dr. Tiago Cavalcanti, médico endocrinologista;
  • Dra. Mariana Santos, Bióloga e Coordenadora de Pesquisa Clínica;
  • Alzira Corunha, Coordenadora de Assuntos Regulatórios e Secretária;
  • Laís Nanetti, enfermeira de pesquisa clínica.

Compartilhe: