Centro de Estudos do HNB expande pesquisas e projetos futuros

Postado em: 23/10/2015

O incentivo à pesquisa, o foco em treinamento e a formação contínua são ferramentas fundamentais para conquistar e manter um padrão de verdadeira excelência de atendimento. O Centro de Estudos (CE) do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) atua desde 2007 com essa missão, promovendo atividades ligadas à pesquisa científica e à educação médica dentro da instituição.

Esse trabalho permanente, que reúne seis médicos, dois coordenadores de pesquisa, um enfermeiro e três farmacêuticos, está sob a coordenação do Dr. Flávio Sano, médico responsável pela pediatria do HNB, mestre, doutor e pesquisador associado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Avanço e melhorias

O Centro de Pesquisas Clínicas começou de forma bem modesta, com apenas 01 projeto em 2007, e hoje acumula 27 estudos em diversas áreas, como asma, rinite, gripe, tosse, além de dislipidemias (nível elevado de lipídios no sangue) e ortopedia.

“Já avaliamos cerca de 1000 pacientes (crianças e adultos) nesses oito anos de pesquisa clínica. No futuro, buscamos a formação do Comitê de Ética em Pesquisa do HNB, além da expansão para novas áreas clínicas, como endocrinologia, cardiologia, oncologia, dermatologia e UTI”, explica o Dr. Flávio.

O HNB sempre primou pela qualidade do seu corpo clínico, e hoje, 74,8% dos médicos do HNB possuem título de especialistas, sendo que 25,2% deles possuem mestrado e doutorado. “Esse é um índice alto, que muitas faculdades de medicina não obtiveram, o que comprova a extrema qualificação dos nossos profissionais”, ressalta o coordenador.

 Dr. Flávio Sano (Foto: Erika Yamauti / Asteya Comunicação e Eventos)

Grandes projetos em 2015

Eventos científicos e educação médica são destaque entre as atividades promovidas pelo Centro de Estudos em conjunto com o Departamento de Marketing, como palestras, jornadas, cursos e seminários para os médicos, com apoio do Serviço Social.

Em 2010, o CE realizou o II Congresso de Medicina e V Jornada de Pediatria, com a presença de mais de 500 médicos, congregando especialistas e médicos da região. Em 2015, o congresso será organizado novamente, no dia 24 de outubro, no Novotel Center Norte, com realização do corpo clínico, através do CE e do setor de Marketing, buscando reunir novamente público de mais de 500 profissionais.

“A intenção é que o corpo clínico se reforce, promovendo cada vez mais atividades nessa área. Um dos objetivos futuros do Centro de Estudos é começar a formar profissionais aqui dentro do hospital, na forma de estágio e residência, a exemplo da cirurgia de joelho, onde já implementamos a residência. Especialmente na área de cardiologia, UTI, ortopedia e diagnóstico, cremos que existe muito potencial”, analisa Sano.

Publicação de estudos

No ano passado, 35,8% dos médicos do HNB tiveram estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Para aumentar esses números, o Centro de Estudos está pronto para apoiar qualquer iniciativa de estudo de profissionais pertencentes ao corpo clinico do HNB, oferecendo infraestrutura para aprovação e envio dos trabalhos para a Anvisa e Comitês de Ética.

Atuando profissionalmente há 25 anos, Dr. Flávio acredita que a paixão pela pesquisa é algo que faz parte da personalidade do médico. “Queremos contribuir para o desenvolvimento cientifico do Brasil. Tive a oportunidade de estudar no Japão, onde cursei a minha pós-graduação. Lá, o pesquisador é respeitado. No Brasil, infelizmente não é valorizado. Isso influencia o país. Gostaríamos de obter um reconhecimento nacional, como um hospital que implementa pesquisa clínica de qualidade, ampliando esse reconhecimento para todas as áreas”, finaliza.


Compartilhe: