Casos de tendinite aumentam devido uso excessivo de smartphones

Postado em: 01/06/2016

De acordo com ranking da eMarketer, empresa especializada em pesquisas, o Brasil é o país com maior número de usuários de smartphones na América Latina e o 6º no mundo entre 25 países, ficando atrás de China, Estados Unidos, Índia, Japão e Rússia. Porém, o aparelho que foi feito para facilitar a interação virtual, se usado em excesso, pode provocar inflamação nos tendões da mão, aumentando os casos de tendinite, principalmente do polegar.

“A ‘The Lancet’, uma das mais conceituadas revistas do mundo médico, apresentou uma nova patologia, que denominou de ‘Whatsappinite’, uma tendinite do extensor curto do polegar por uso excessivo na digitação de smartphones”, alertou o Ortopedista e Cirurgião da mão do Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), Dr. Marcelo Hide Matsumoto.

Para entender melhor o especialista concedeu uma entrevista para sanar dúvidas.

O que é tendinite?
Dr. Marcelo Hide Matsumoto - A tendinite é uma inflamação do tecido sinovial que circunda o tendão, esse tecido tem a função de nutrir e irrigar o tendão.

O que causa essa inflamação?
Dr. Marcelo Hide Matsumoto -
Várias causas podem causar uma inflamação do tendão: artrite reumatoide; processo alérgico; compressão mecânica e movimentos de tração repetitivos do tendão, que causam graus diferentes de lesão e inflamação.

Quais são os principais sintomas?
Dr. Marcelo Hide Matsumoto - Os principais sintomas são dor, aumento de volume local e em casos extremos hiperemia (congestão sanguínea).

Como é realizado o tratamento?
Dr. Marcelo Hide Matsumoto -
O tratamento inicial deve ser feito com compressas geladas e anti-inflamatórios, repouso com ou sem imobilização pode ajudar, principalmente, na fase inicial.

Tem cura? Se sim, como? Se não, por quê?
Dr. Marcelo Hide Matsumoto -
Sim, normalmente a tendinite tem cura, mas depende da causa específica. Por exemplo, se o paciente tem reumatismo, deve procurar um reumatologista que deve diagnosticar, medicar e tratar de forma correta , se for uma causa mecânica, tipo impacto de ombro que causa uma “tendinopatia” (classe de doenças que acometem os tendões) de ombro, pode ser necessário um reequilíbrio muscular com exercícios de fortalecimento dos rotadores externos e da musculatura escapular feito por fisioterapia. Enfim, tem cura, mas deve ser analisado, caso a caso.

Como prevenir a tendinite?
Dr. Marcelo Hide Matsumoto -
A prevenção deve ser feita com a adequação ergométrica com posicionamento ideal do punho, cotovelo e ombro. O punho deve ficar em posição neutra evitando um esforço extensor contínuo do punho o ombro deve ficar em adução evitando um esforço contínuo do manguito rotador do ombro.

(Foto: Raissa Lira)

Dr. Marcelo Hide Matsumoto é Ortopedista e Cirurgião da mão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Hospital Santa Marcelina e membro da equipe de cirurgia da mão do Hospital Nipo-Brasileiro, chefiada pelo Dr. Celso Hirakawa.


Compartilhe: