Nipo-Brasileiro participa da Campanha Outubro Rosa

Postado em: 27/10/2014

A exemplo do que vêm ocorrendo todos os anos, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) se engajou decisivamente nas comemorações do Outubro Rosa, um movimento popular consagrado e comemorado internacionalmente como um marco na prevenção do câncer de mama, que afeta milhares de mulheres em todo o mundo e é considerado hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o terceiro maior responsável nas estatísticas de mortes por câncer.

Criado no final do século passado nos Estados Unidos da América (EUA) pela Fundação Suzan G. Komen For the Cure, o movimento pela prevenção do câncer de mama adotou o famoso laço cor de rosa como símbolo, que passou a ser distribuído em todas suas ações pioneiras, como a famosa Corrida pela Cura, realizada em 1990, em Nova York e, posteriormente, através de outras ações pioneiras nas cidades de Yuba e Lodi, no estado americano da Califórnia.

Para sensibilizar as populações mundiais sobre a importância da prevenção do câncer de mama como fator de redução da alta mortalidade desde então verificada no universo feminino, as ações rapidamente ganharam o mundo e, como um ícone inconfundível e único, vêm ocupando os espaços públicos, edifícios, parques e monumentos em todas as grandes cidades e capitais de todos os países.

No Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em outubro de 2002, em São Paulo, no famoso Obelisco do Parque Ibirapuera, que foi iluminado com a cor rosa. A partir disso, gradativamente, o movimento foi ganhando as grandes cidades brasileiras e, em 2008, incentivadas por diversas entidades relacionadas à prevenção do câncer de mama, as cidades de São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina e outras grandes cidades do país adotaram definitivamente a campanha.


Compartilhe: