Ação conscientiza importância dos Cuidados Paliativos

Postado em: 13/10/2014

Uma importante ação foi realizada no dia 13 de outubro (segunda-feira), no Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), com o intuito de comemorar, conscientizar e esclarecer a todos sobre a relevância do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, celebrado em 11 de outubro.

Segundo a especialista em Clínica Médica e coordenadora da equipe de Cuidados Paliativos do HNB, Dra. Tatiane Coelho Pinto, é necessário desmistificar que o paciente sem a possibilidade de um tratamento curativo, não precise de cuidados, como pensa grande parte da população, inclusive alguns profissionais de saúde.

“São pacientes complexos, que precisam de uma equipe multidisciplinar para dar conta de todas as suas demandas e poder mantê-los confortáveis não só fisicamente, mas também nas esferas espiritual e psicossocial”, afirmou.

A ação contou com a distribuição de cartões e sementes pela equipe de Cuidados Paliativos do HNB. Para a Dra. Tatiane foi importante divulgar a equipe ao Hospital, pois muitas especialidades e médicos ainda não estavam cientes da atuação. “Tivemos a oportunidade de explicar nosso processo, bem como nos contatar para avaliar pacientes que se beneficiem do nosso trabalho”, explicou.

DEFINIÇÃO

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Cuidado Paliativo é “uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, pela prevenção e alívio do sofrimento; exige identificação precoce e avaliação e tratamento da dor e de outros agravos, sejam eles de natureza física, psicossocial ou espiritual”. É uma abordagem do paciente em todos os seus aspectos físicos, espirituais, sociais e psicológicos; a morte é abordada como processo natural, e não como algo a se lutar contra.


Compartilhe: