1º Simpósio de TEV acontece no HNB

Postado em: 10/10/2014

Com o auditório lotado, no dia 10 de outubro (sexta-feira), o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) realizou o 1º Simpósio de Profilaxia de Tromboembolismo Venoso (TEV).  O evento reuniu importantes médicos e profissionais da Instituição, que trouxeram a campo temas relevantes em torno de uma das doenças que mais leva a óbitos no Brasil e no mundo e é pouco discutida.

“Ações como esta são de extrema importância para a medicina, pois é um tema multidisciplinar que deve ser abordado”, ressaltou o Superintendente Geral do HNB, Dr. Walter Amauchi, durante a abertura do evento. A Superintendente de Enfermagem, Enfª. Gilmara Nogueira, destacou que o TEV é uma preocupação mundial e também do Nipo-Brasileiro.

A Presidente da Comissão de Profilaxia de TEV do HNB, Enfª Tomomi Hasegawa, apresentou importantes indicadores da Instituição, além de explanar sobre a importância dos Protocolos e finalizou agradecendo a presença de todos no evento. “Ficamos muito felizes.”

PROGRAMAÇÃO

O cardiologista, Dr. Carlos Manoel de Castro Monteiro, abriu o ciclo de palestras, explanando sobre “Fisiopatologia do Tromboembolismo Venoso”, apresentando os fatores de risco, estudos e as medidas gerais.

Em seguida o especialista em pneumologia e tisiologia, Dr. Osvaldo Shigueomi Beppu, apresentou o tema “Diagnóstico e Tratamento do TEP”. “Os hospitais devem elaborar protocolos de acordo com a diretriz adaptada à realidade e disponibilidade”, enfatizou.

Para o cirurgião vascular, Dr. Tony Kiyoshi Furuie, que ministrou a palestra “Diagnóstico e Tratamento da TVP”, a implementação de protocolo de profilaxia de TEV é uma medida extremamente eficaz na prevenção de eventos hospitalares. “Mas para se obter sucesso é necessário criar a cultura entre a equipe multidisciplinar (enfermagem, administração, fisioterapia, farmácia clínica e médico) no controle da aplicação das medidas”, ressaltou.

O gerente médico do HNB, ginecologista e obstetra, Dr. Rodrigo Borsari, explicou o “Ciclo Puerperal Gravídico e a Profilaxia do TEV”, trazendo um exemplo de caso clínico, e apresentando o protocolo do HNB sobre o tema, que foi composto pela Comissão, com ajuda do Hospital das Clínicas (HC).

No segundo período de Simpósio as enfermeiras Lidiane Lima e Aline Trize abordaram o tema “Profilaxia de TEV no paciente cirúrgico”. Em seguida o fisioterapeuta, Dr. Arthur Pacheco Junior, explanou sobre a “Atuação da fisioterapia na profilaxia de TEV”.

MESA

Para apresentar casos e prestar mais esclarecimentos em torno do TEV, o Enfº da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HNB, José Dias dos Santos, mediou uma mesa de discussão entre os médicos: oncologista, Dr. Marcelo Calil Machado Netto; hematologista, Dr. Tsutomu Oguru; ortopedista, Dr. Jorge Liozi Yamashita e o anestesista, Dr. Milton Mitsuyoshi Ito.

REALIZAÇÃO

A realização do evento se deve à Comissão Organizadora, composta pela Diretoria do HNB; Equipe Profilaxia TEV; Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN); Marketing e Engenharia e Serviços.

APOIO

O Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) agradece a colaboração dos laboratórios patrocinadores: Sanofi; Mafra; Bayer e Covidien.


Compartilhe: